Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vela

Barco que lidera regata de volta ao mundo entra em zona 'antipirata'

DE SÃO PAULO - A equipe francesa Groupama, que liderava a Volvo Ocean Race, sumiu do radar ontem ao entrar em uma "zona invisível antipirataria" no Oceano Índico.

A regata está em sua segunda etapa. As embarcações partiram da Cidade do Cabo, na África do Sul, no dia 11, e seguem para Abu Dabhi, nos Emirados Árabes Unidos.

A "zona invisível" é uma das medidas de segurança introduzidas neste ano na regata para proteger os competidores de possíveis ataques de piratas ao largo da costa da Somália.

Os outros barcos concorrentes -Puma, Telefônica e Camper- deveriam entrar nesta zona ainda ontem à noite.

A localização exata das embarcações, antes mapeadas ao vivo e via satélite, continuará a ser mascarada, mas a ordem dos competidores na regata continuará sendo divulgada.

Essa situação permanecerá até os barcos chegarem a um "porto seguro" no Oceano Índico, cuja localização será mantida em segredo pela regata.

De lá, os barcos serão transportados, sem os marinheiros a bordo, em um navio de carga para Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, onde a regata será retomada até a linha de chegada da parte dois, em Abu Dhabi, no ano novo.

A cidade catarinense de Itajaí será a linha de chegada da quinta etapa da Volvo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.