Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Saiba mais

Lista computa apenas títulos e vices da elite

DE SÃO PAULO

O Ranking Folha nasceu com o objetivo de mensurar historicamente as conquistas dos times brasileiros premiando a excelência, assim não leva em conta campeonatos que não sejam da primeira divisão.

Só títulos e vices obtidos na elite do futebol nacional, regional e estadual (além das disputas internacionais) são levados em conta. Assim, a Portuguesa não somou pontos em 2011 pela taça da Série B.

A tradicional equipe paulista até perdeu uma posição no Ranking Folha porque o Criciúma, com quem estava empatada em 98 pontos, foi o vice-campeão catarinense e se isolou assim na 25ª colocação.

Para figurar no Ranking Folha, é preciso que um clube tenha sido campeão ou vice de um torneio nacional ou internacional de reconhecida relevância.

Há clubes de bom porte, como Avaí, Paraná e Ponte Preta, que não figuram na lista por não atenderem a esse requisito essencial.

O ranking, de forma geral, não contabiliza competições que não tiveram sequência, não foram oficiais ou não conseguiram muita representatividade.

A Copa Rio, a Copa Ouro, as Copas Masters (da Supercopa e da Conmebol), a Copa Suruga e a Supercopa do Brasil são algumas das disputas que não rendem pontos na lista.

Desde o ano passado o Ranking Folha tem procurado se atualizar ao máximo com informações mais precisas sobre os vice-campeões de alguns Estados.

Algumas federações não possuem dados completos sobre isso, o que prejudicava especialmente times do Nordeste na lista.

(RBU)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.