Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Klose se torna o maior goleador das Copas

Com 16 gols, atacante alemão supera Ronaldo no estádio onde o brasileiro foi revelado

FABIO VICTOR ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

Quis o destino que Miroslav Klose, 36, inscrevesse de vez seu nome na história do futebol marcando seu 16º gol em Copas do Mundo justo no estádio onde Ronaldo, o brasileiro que ele superou nesta terça (8) na lista dos maiores goleadores, foi revelado profissionalmente para o futebol.

No Mineirão que abrigou os primeiros gols da jovem revelação do Cruzeiro nos anos 1990, Klose chutou duas vezes para fazer o segundo gol alemão na partida --no primeiro, Júlio César espalmou.

"Não consigo mensurar agora o que isso significa. Sou um atacante, e atacantes querem fazer gols. É natural que eu queira continuar no topo dessa artilharia tanto quanto possível", afirmou o jogador.

Ele não festejou com uma cambalhota, sua marca. Contou que o motivo da comemoração contida foi uma pancada que levou no pé na jogada do gol. "Achei então melhor celebrar do jeito normal."

Ao fazer seu 15º gol, no empate em 2 a 2 com Gana, em Fortaleza, Klose voou de cabeça para baixo no Castelão.

Nos dois jogos seguintes da Alemanha, contra EUA e Argélia, o jogador continuou no banco. Nas quartas de final contra a França, estreou na como titular na competição, mas pouco fez na partida.

Polonês naturalizado alemão, o atacante da Lazio (Itália) já havia quebrado duas outras marcas nas últimas semanas. Em 6 de junho, marcara num amistoso contra a Armênia seu 69º gol, se transformando no maior artilheiro da Alemanha --superou Gerd Müller, cuja marca durava 40 anos. Agora, tem 71.

E, com o gol em Fortaleza, tornou-se o terceiro jogador a marcar em quatro Mundiais --ao lado de Pelé e do alemão Uwe Seeler.

INÍCIO TARDIO

Klose fez curso técnico de carpintaria, profissão que exerceu na juventude. Virou jogador profissional apenas aos 21, pelo Kaiserslautern.

Três anos depois, em 2002, estreava numa Copa com três gols, nos 8 a 0 da Alemanha sobre a Arábia Saudita. Acabaria o Mundial da Coreia/Japão com cinco gols, mas foi superado por Ronaldo.

Quatro anos mais tarde, seria o goleador, de novo com cinco gols. Fez quatro em 2010.

Ontem, aos 13 min do segundo tempo, com a missão cumprida, foi substituído por Schürrle, enquanto a torcida alemã gritava o seu nome.

Após a vitória alemã, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, parabenizou o atacante. "Tiro meu chapéu para Miroslav Klose. Com 16 gols em Copas do Mundo, ele é o maior artilheiro da história do torneio", disse, via Twitter.

Klose, porém, mostrou-se surpreso com o placar. "Eu não estou acreditando muito. Acho que começamos muito bem e estávamos todos juntos."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página