Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Propaganda com Joel Santana 'tradutor' vira hit na internet

MARCEL MERGUIZO
DE SÃO PAULO

"You young people, xá comigo" e "Pode to be?".

As frases do "tradutor" Joel Santana para ajudar jovens a conquistar turistas estrangeiras em uma praia no Brasil viraram hit na internet no primeiro dia de veiculação da nova campanha da Pepsi.

A jogada da agência de publicidade foi se apropriar do carisma do técnico para lembrar seu desempenho cômico em entrevistas internacionais durante a Copa das Confederações de 2009.

Na época, ele dirigia a seleção da África do Sul e se destacava pela maneira como falava inglês, com sotaque carioca e gírias em português nas mesmas frases.

No vídeo lançado ontem em um link patrocinado no YouTube, Joel segura sua tradicional prancheta e trabalha como cupido bilíngue.

"Gostei. E já tem três empresas na linha [negociando futuros comerciais]. Foi algo diferente. E está tendo um êxito enorme, não paro de receber ligações. Vai abrir espaço para os nossos treinadores", diz o técnico à Folha.

No vídeo de 30 segundos, Joel ajuda dois jovens com pérolas do xaveco, como:

"Ladies, ele quer saber se ió dog have a fone" (seu cachorro tem telefone) e "o outro cara quer saber, if ió fadá pilot, becosi you á aeroplane" (se seu pai é piloto, porque você é um avião).

Aos 63 anos, o ex-treinador de Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Corinthians e atualmente no Bahia tem até um gestor -"o velho amigo Léo Rabelo"- para cuidar da carreira fora do gramado.

"Eu nem vejo o dinheiro", afirma Joel, ao ser questionado sobre o valor recebido para estrelar a propaganda.

A campanha estreia hoje na TV, no intervalo do programa "Caldeirão do Huck", na Globo. São cinco filmes, mas Joel está só em um deles, para a agência, o principal.

Foi a segunda vez que ele gravou uma propaganda para uma empresa. Curiosamente, a primeira foi na África do Sul, para a Adidas.

"Eu falava e tinha minha imagem. Teve até festa grande, o Zidane foi. Era importante ou não?", orgulha-se.

O slogan da última campanha da Pepsi era "Pode ser?". Agora, com Joel, virou "Pode to be?". Ele acha que pode.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.