Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Pugilistas se revoltam com possibilidade de terem que usar saia em Londres-2012

MARIANA BASTOS
DE SÃO PAULO

A Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador) discute uma regra que tem causado grande polêmica no universo do boxe feminino.

Os dirigentes da entidade, que estavam reunidos em um congresso na Tailândia até ontem, cogitam incluir a saia como uniforme oficial do boxe feminino a partir dos Jogos Olímpicos de Londres.

"Tenho ouvido muita gente dizer: 'Nós não conseguimos ver a diferença entre os homens e as mulheres, especialmente na TV, já que boxeadores de ambos os sexos usam o mesmo uniforme e o protetor de cabeça", disse Wu Ching-kuo, presidente da Aiba, no ano passado.

Nos últimos anos, algumas pugilistas já vêm adotando a saia em combates. Em 2011, a Aiba passou a estimular o uso da vestimenta.

No Europeu, em outubro, pugilistas da Polônia e da Romênia usaram saias. No caso das polonesas, o uso da vestimenta foi obrigatório, uma vez que o fornecedor de material esportivo não disponibilizou também calções.

A ideia vem sofrendo forte resistência por parte das pugilistas. Algumas taxaram a medida da Aiba de sexista.

A boxeadora canadense Elizabeth Plank criou um abaixo-assinado na internet para pressionar a Aiba. Muitas pugilistas da Inglaterra, país que sediará a primeira disputa olímpica do boxe feminino, assinaram a petição.

Até ontem à noite, mais de 53 mil pessoas haviam aderido à campanha na internet.

"Esta recomendação ridícula claramente não tem nada a ver com o esporte e só serve para reforçar estereótipos de gênero e a subjugação das mulheres. A ideia de que as pugilistas devem usar saias reduz essas atletas a objetos sexuais", diz a petição, que é endereçada à Aiba.

"Forçar as pugilistas a usarem um uniforme no qual não se sentem confortáveis pode ter consequências diretas sobre a sua performance."

Segundo a assessoria de imprensa da Aiba, não há ainda data prevista para que a entidade se pronuncie sobre a possível nova regra.

"As pessoas vão debater se é prático ou não. Eu apenas não me sinto confortável e acho que é importante que você se sinta relaxada quando entra no ringue", disse a britânica Natasha Jonas, campeã europeia em 2009.

A tentativa de tornar o uniforme feminino mais sexy, com trajes colados, decotes e saias, não é exclusiva do boxe. Já houve polêmica similar no basquete e no vôlei. Em 2011, a Federação Mundial de Badminton tornou obrigatório o uso de saias ou vestidos em competições femininas.

A Folha tentou contato durante três dias com a principal pugilista do Brasil, Roseli Feitosa, com o presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro Silva, e com a assessoria de imprensa da entidade, mas não obteve resposta de nenhum dos três.

Com as agências de notícias

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.