Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

F-1

Pirelli amolece ainda mais seus pneus para a temporada 2012

DO ENVIADO A ABU DHABI - Criticada em 2011 por produzir pneus macios demais, que se desgastavam com facilidade, a Pirelli respondeu ontem, em Abu Dhabi: a 50 dias para o início do Mundial de 2012, lançou compostos ainda mais moles.

E justificou a surpreendente decisão de duas formas.

A primeira, técnica. Dos quatro tipos de pneus para pista seca, só o supermacio não foi alterado para este ano. Os outros perderam rigidez.

A ideia é aumentar o leque de estratégias das equipes, que em 2011 lançavam mão dos pneus mais duros apenas para cumprir o regulamento.

"O pneu mais duro só era usado no final das provas ou por poucas voltas", explicou Paul Hembery, diretor de competições da empresa.

A medida, porém, pode ser um tiro no pé. Pneus mais parecidos produzirão tempos mais próximos, reduzindo o fosso artificial criado no ano passado para aumentar o número de ultrapassagens.

Em 2011, a diferença média entre um tipo de pneu e o seguinte variou de 1s2 a 1s8. Quando pilotos com pneus diferentes se encontravam, a ultrapassagem era quase certa, mera questão de tempo.

Em 2012, segundo a Pirelli, a margem não passará de 0s8. Passar deve ficar mais difícil.

A outra justificativa pode ser mais compreensível: aumentar o número de paradas."Pit stop também é corrida. O objetivo é que cada piloto pare duas ou três vezes", disse Marco Tronchetti Provera, presidente da Pirelli, que tem linha direta com Bernie Ecclestone, o homem forte da F-1. (FÁBIO SEIXAS)

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.