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Conto chinês

Zizao (ou Chui, ou Chen?) é apresentado no Corinthians com dança típica e até dragão; nem Ronaldo teve tanta pompa

SANDRO MACEDO
DE SÃO PAULO

"A gente vai ter a dança, a sessão de fotos e só depois a coletiva de imprensa", avisava o assessor do Corinthians para uma plateia agitada no anfiteatro do Parque São Jorge, composta por jornalistas brasileiros e chineses que aguardavam Chen Zhizhao.

O local escolhido para mostrar o reforço de 23 anos do clube não é para qualquer um. Foi usado antes para Ronaldo e Roberto Carlos.

Mas nem os jogadores da seleção pentacampeã tiveram tanta pompa: o salão estava decorado com balões e lanternas vermelhas, além de enormes bandeiras do Corinthians e da China; no palco, belas garotas com olhinhos puxados (talvez chinesas). E, sim, teve uma dança.

Logo depois, o jogador, antes conhecido como Chen, sobe ao palco e recebe a camisa do presidente Mario Gobbi, que deixou o recinto tão veloz quanto um espião ninja. É quando surge a primeira surpresa: a camisa (número 200) tem o nome Zizao.

Explica-se. O Corinthians criou uma enquete em seu site sobre a alcunha que o reforço chinês deveria usar no uniforme. Zizao venceu a eleição contra Chen, Cheng (?) e Zizão. Uma pena, pois "Zizão é do Timão" cairia facilmente no gosto da torcida.

Atendendo aos fotógrafos, Zizao vestiu o uniforme por cima da camisa social. Foi quando uma das assistentes de palco fez um biquinho para ele e apontou o coração. Prontamente, o esperto Zizao começou a beijar o escudo, provocando apupos na "torcida" presente.

Com a saída de Gobbi, coube ao vice-presidente Luis Paulo Rosenberg apresentar Zizao, com o cônsul adjunto da China em São Paulo, Wang Feng, como escudeiro -e foi o cônsul que explicou o número nas costas da camisa. "Neste ano, faz 200 anos de imigração chinesa no Brasil."

Para responder às perguntas, o reforço contou com o apoio de tradutora que também sofria com o português.

De cara, Zizao caiu numa armadilha quando questionado sobre como gostaria de ser chamado. "Tchiú", um apelido, para azar de quem fez a enquete. A intérprete soletrou: "C-H-U-I". Mas o som emitido era "Tchiu" mesmo.

Depois, a cada duas perguntas, Zizao finalizava a resposta com seu mantra na entrevista: "Vocês 'vai' gostar meu desempenho", traduzia a esforçada intérprete.

Nada conhecido, o chinês também confundiu os presentes ao falar de sua posição em campo. "Minha posição é meio do campo, um pouquinho para a direita, um pouquinho para a esquerda."

Horas depois da apresentação, Zizao participou do treino com seus novos colegas à tarde. Limitou-se a atividades físicas, com voltas ao redor do campo, e à tradicional rodinha de bobo.

Ao abordar a nova contratação, Rosenberg falou sobre "esforço consciente de aproximação com a China" e levar o know-how do clube para fazer crescer o futebol no país asiático.

"Mas esse pessoal do futebol é tão exigente que ainda queria um cidadão que soubesse jogar", declarou.

O Corinthians se notabilizou nos últimos anos com contratações ligadas ao marketing. Com Ronaldo, o clube teve retorno financeiro e também dentro de campo, com títulos no Paulista e na Copa do Brasil em 2009.

Já Adriano chegou há quase um ano e fez só dois gols. Assim, vai acabar levando seu know-how à China.

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