Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teixeira deixa Comitê-Executivo da Fifa

DE SÃO PAULO

Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local) da Copa-14 não faz mais parte do Comitê-Executivo da Fifa.

O cartola pediu afastamento da entidade que comanda o futebol mundial numa carta de três parágrafos enviada ao presidente da Conmebol, Nicolás Leoz. Citou "motivo particular" para a decisão.

A presença de Teixeira no Comitê-Executivo da Fifa havia sido uma indicação da Conmebol, feita em 1994.

O Comitê-Executivo, formado por 23 nomes, é o órgão responsável por tomar as decisões mais importantes da Fifa. Além de Teixeira, os outros sul-americanos são o argentino Julio Grondona (vice-presidente sênior) e o paraguaio Nicolás Leoz.

A Conmebol pode indicar outro nome para o lugar de Teixeira. Sobre essa hipótese, a Folha consultou a entidade, que respondeu se tratar de "assunto interno".

Até ontem à noite, o site da Fifa ainda listava o nome de Teixeira como um dos integrantes do Comitê-Executivo.

Até o ano passado, era o órgão quem escolhia as sedes das Copas do Mundo.

Por suspeita de fraude nas últimas eleições -que escolheram Rússia e Qatar como palcos dos Mundiais de 2018 e 2022-, a Fifa resolveu mudar a forma de eleição.

Para as Copas de 2026 em diante, o país-sede será escolhido em uma assembleia geral, com a participação de todos os filiados à Fifa.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.