Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Juca Kfouri

Largada desastrosa

Em 18 pontos disputados, os paulistas ganharam apenas três na primeira rodada

OS TIMES paulistas começaram muito mal o Brasileirão-12, com exceção do Santos e da Lusa.

Só Palmeiras, Portuguesa e Santos ganharam ponto, o que é muito pouco, embora seja menos ruim que a goleada sofrida pelo São Paulo e as derrotas do Corinthians e da Ponte Preta.

Para quem busca o título, como buscam Santos, Corinthians e São Paulo, os dois primeiros ainda têm desculpas óbvias, mas o terceiro não -terá é crise pela frente se houver outro desastre em Goiás, pela Copa do Brasil.

Já o Palmeiras, com horizontes mais modestos, não pode se dar ao luxo de jogar fora dois pontos, em jogo que nem no Canindé foi.

Assim como a Ponte Preta sair perdendo em casa deve ser motivo de luz vermelha desde já.

A Lusa festeja e o Santos nem tanto.

TENDÊNCIAS

A conquista do Chelsea já desperta acesa discussão e disfarçada esperança. A discussão, tão velha como o futebol, sobre se prevalecerá de novo o pragmatismo em lugar da arte, a eficácia da defesa sobre a fantasia do ataque, em resumo, o modelo londrino ou catalão.

Acrescente-se a dúvida sobre se o melhor é investir em jogador feito ou criá-lo, também devido a oposição dos modelos de Roman Abramovich e de La Masia.

Por mais injusto que tenha sido, também em 1982 atribuiu-se à vitória italiana sobre a seleção brasileira o devastador efeito da força sobre o talento, embora os azzurri fossem um time com muito mais capacidade de encantar que os blues.

Talvez seja uma visão otimista, mas nada indica que se deva temer um retrocesso por causa da, diga-se, competente conquista inglesa.

Porque aconteceu do jeito que o mundo inteiro viu, ao trancos, muitos, e barrancos, ou melhor, barreiras, como se o Chelsea jogasse handebol.

Considerando-se que continuarão por aí os times de Lionel Messi, de Cristiano Ronaldo, vá lá, de Neymar e de Schweinsteiger, não há porque temer que o estilo Drogba, com todo respeito -e bote respeito nisso- prevaleça.

E A ESPERANÇA?

Bem, convenhamos que a tarefa do futuro campeão da Libertadores ficou menos difícil no Mundial da Fifa, ainda mais que o Chelsea aparecerá como favorito, talvez menos cauteloso.

Sem falar que o Chelsea ganhou um título inédito em sua história e começa com C...

blogdojuca@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.