Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vestibular

Com seleção de garotos, Brasil inicia testes para Olimpíada ante a Dinamarca, em série de amistosos contra rivais duros

MARTÍN FERNANDEZ
ENVIADO ESPECIAL A HAMBURGO

Sem Neymar e Daniel Alves e recheada de garotos, a seleção brasileira enfrenta hoje a Dinamarca, às 10h30 (de Brasília), em Hamburgo.

O amistoso é o primeiro de uma série que terá ainda EUA, México e Argentina.

Na era Mano Menezes, que estreou em agosto de 2010, o Brasil nunca enfrentou uma sequência de rivais tão difíceis, a começar pelo de hoje.

A Dinamarca está em décimo lugar no ranking da Fifa e venceu seu grupo nas eliminatórias para a Eurocopa, ao deixar Portugal para trás.

"Para tentar ganhar algo maior, a medalha de ouro na Olimpíada, escolhemos correr um risco maior, por isso escolhemos rivais mais duros", disse Mano.

A seleção que joga hoje tem média de idade de 20,8 anos. E isso porque Mano vai escalar todos os quatro jogadores com mais de 23 anos que estão à disposição -Jefferson, Thiago Silva, Marcelo e Hulk.

O zagueiro David Luiz, também com mais de 23, lesionado, não vai participar de nenhum dos quatro amistosos da excursão, mas vai fazer tratamento com a seleção.

A ausência do jogador do Chelsea obrigou Mano a escolher entre os dois jovens que convocou para serem reservas, Bruno Uvini e Juan, que ganhou a vaga.

"Sou simples, gosto de jogar simples", disse o tímido zagueiro da Inter de Milão. "Gosto de me impor, às vezes até me atrapalho por isso."

Juan é um dos seis jogadores que foram campeões mundiais sub-20 na Colômbia, em 2011. Os outros são Danilo e Oscar, titulares hoje, além de Bruno Uvini, Casemiro a Alex Sandro, que ficam no banco de reservas.

"É um grupo novo, com muitos jogadores jovens, que precisa de muita conversa", declarou Mano. "Mais conversa do que treino."

A seleção só pôde fazer um treino, e houve jogadores, como Lucas e Rômulo, que chegaram ontem à Alemanha.

A série de amistosos vai definir o time que vai disputar a Olimpíada de Londres. Mano vai levar 15 jogadores com até 23 anos e três acima desse limite de idade.

Thiago Silva, 27, é o único garantido. Jefferson, David Luiz, Marcelo, Hulk e Daniel Alves -se estiver recuperado a tempo- concorrem pelas outras duas vagas.

O jogo de hoje também é o primeiro de José Maria Marin como presidente da CBF. Desde que assumiu o cargo, há pouco mais de dois meses, o cartola não perdeu uma oportunidade de pressionar publicamente o treinador.

"Isso não muda a minha postura", respondeu Mano ontem. "Estamos invictos há oito jogos, com seis vitórias seguidas, mas também não estamos satisfeitos ainda."

NA TV
Brasil x Dinamarca
10h30 Globo e Sportv

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.