Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Neymar, 20, é veterano no time de Mano

SELEÇÃO
Atacante santista já é o 2º atleta com mais minutos jogados

MARTÍN FERNANDEZ
ENVIADO ESPECIAL A WASHINGTON

Aos 20 anos, Neymar já é muito mais do que o "líder técnico" da seleção brasileira, jargão que os treinadores gostam de usar para se referir ao craque do time.

Dos 22 jogadores que estão reunidos nos EUA para uma série de amistosos, Neymar já é o segundo com mais minutos em campo pela seleção.

O astro santista jogou 1.341 minutos em 16 jogos pelo time nacional, segundo estatística da CBF. É também o artilheiro, com oito gols.

Só o zagueiro e capitão Thiago Silva, sete anos mais velho e 40 convocações, o supera em tempo de jogo.

Instado a falar sobre sua experiência na seleção, Neymar riu. "Não, não sou veterano não", brincou. "Eu sou dos mais novos aqui, junto com Lucas, Casemiro, Juan." A experiência de Neymar no campo também já o elevou ao status de líder no grupo. O tradicional trote que os veteranos aplicam em quem foi convocado pela primeira vez só aconteceu depois que o atacante se juntou ao grupo.

Neymar não participou da vitória por 3 a 1 sobre a Dinamarca, no sábado, em Hamburgo, na Alemanha -foi liberado para defender o Santos contra o Vélez, pelas quartas de final da Libertadores.

Chegou no domingo à noite em Washington e ontem já treinou num dos campos da American University.

"Já mudou o chip, agora eu só penso na seleção", disse.

Sem ele, a equipe de Mano Menezes ganhou bem da Dinamarca, mas o treinador garantiu a volta do astro à equipe. "Dizem que em time que está ganhando não se mexe, né? Começo a ficar preocupado", divertiu-se o camisa 11. "Também quero jogar."

Ainda em Hamburgo, Mano falou do retorno de Neymar. Mas afirmou que a seleção brasileira não será construída em torno de nenhum jogador específico.

A equipe atraiu quase 200 pessoas ao campo da universidade onde treinou ontem à tarde, sob forte calor.

Os seguranças tiveram muito trabalho para conter o ímpeto de fãs que tentavam conseguir uma foto ou um autógrafo de Neymar. No final do treino, um jovem invadiu o gramado e correu para tentar abraçar o atacante, mas foi detido por um policial.

O Brasil enfrenta os EUA amanhã, às 21h07, no estádio FedEx Field, usado pelo time de futebol americano Washington Redskins. Domingo, enfrenta o México, em Dallas, e fecha a série contra Argentina, em Nova Jersey.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.