Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Juca Kfouri

O acaso, por acaso

Variações em torno da vida e de suas eternas circunstâncias aplicadas ao jogo de futebol

O ACASO fez de Cássio o herói corintiano? Ou foi por acaso que o vilão vascaíno Diego Souza perdeu aquele gol?

Não, Cássio mandou aquela bola a escanteio porque treina para tanto e soube aproveitar

sua in­comum envergadura para fazer a defesa salvadora. E tampouco foi o acaso o responsável

pela perda do atacante, provavelmente esfalfado ao chegar do meio de campo à meia-lua perseguido por Alessandro e assustado diante daquele gigante.

Mas também não foi uma jogada pensada, en­saiada, treinada, nada!

Foi o acaso de uma lambança de Alessandro, dessas capazes de encerrar uma carreira.

Sim, o Corinthians seria eliminado mais uma vez da Libertadores por mero acaso.

Ou seria menos por acaso e mais pela intranquili­dade corintiana quando se trata do torneio conti­nental e que leva à cruel fábrica de vilões como Gui­nei, Coelho, Moacir, para não falar de Marcelinho Carioca, que acabou absolvido?

Ao tratar de acasos, há que se fazer referência ao mestre Tos­tão, conhecedor das coisas da

vida como poucos e das do fute­bol por menos gente ainda, por­que além de ter estado lá escreve como jogava, refinadamente.

Pois bem, Mestre Tostão ensi­na que tudo é importante nas quatro linhas: a táti­ca, o físico, a técnica, o talento -este é imprescindí­vel-, componentes essenciais para que o acaso dê o ar de sua graça, para que o acaso decida, transtor­ne e fique à espreita de uma nova oportunidade.

Que aparecerá, e nós, que não somos nem réis, que dirá Tostão, buscaremos explicar com teorias e es­quemas que, é claro, existem mesmo, mas dos quais o acaso se ri.

Pois, como escreveu Machado de Assis, e Carlos Drummond de Andrade completou, "o acaso... é um Deus e um diabo ao mesmo tempo" e "as obras--pri­mas devem ter sido geradas por acaso; a produção voluntária não vai além da mediocridade".

Aliás, por acaso você viu o Cássio por aí?

Já imaginou se ele toma aquele gol logo em segui­da ao 1 a 0 por ter saído mal do gol? Seu agora reserva Júlio César cantaria para ele, como Lupicínio Rodrigues: 'Se acaso você chegasse no meu chatô e encontrasse aquela mulher (a bola) que você gostou, será que tinha coragem de trocar nossa amizade por ela que já lhe abandonou?".

Daí o arremate final, de outro gênio, de Mark Twain: "O nome do maior dos inventores; acaso". Vá lá, gênios também exageram. Não por acaso.

blogdojuca@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.