Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Enfim

Aos 27, o astro do Miami Heat LeBron James conquista seu primeiro título da NBA mais jovem do que Jordan e sem amarelar na final

Larry W. Smith/Efe
LeBron ergue a taça de campeão da NBA, em Miami
LeBron ergue a taça de campeão da NBA, em Miami

DE SÃO PAULO

Demorou, mas pelo menos LeBron James vai poder contar que chegou ao primeiro título da NBA, a liga americana de basquete profissional, antes que Michael Jordan, o mito com quem seguidas vezes ele é comparado.

Com uma atuação espetacular, o ala comandou o Miami Heat na vitória de 121 a 106 sobre o Oklahoma City Thunder que deu ao time da Flórida seu segundo título.

A primeira taça de LeBron chegou com um placar de 4 a 1 na série decisiva.

O ala é campeão da NBA com 27 anos, um a menos do que Jordan tinha quando conquistou o primeiro de seus seis títulos, em 1991.

Foram nove temporadas até que LeBron chegasse lá (Jordan precisou de sete).

Além da sonhada taça, o jogador do Miami, eleito o melhor tanto da temporada regular quanto dos playoffs, enterrou a fama de amarelar nos momentos decisivos.

Como aconteceu na final da Conferência Leste, quando seu time estava a uma derrota de ser eliminado e ele marcou 45 pontos na casa do tradicional Boston Celtics para dar a vitória ao Heat.

Ou na vitória final sobre o jovem Oklahoma, quando LeBron conseguiu um triplo duplo (marcas de dois dígitos em três fundamentos).

Ele marcou 26 pontos, distribuiu 13 assistências e apanhou 11 rebotes.

E fez isso com a coragem que lhe faltava nos tempos do Cleveland Cavaliers, onde atuou por sete temporadas antes de formar um trio de astros em Miami com Dwyane Wade e Chris Bosh.

Diante do Oklahoma, LeBron fez a maioria de seus pontos no garrafão, diante da marcação forte dos rivais.

Bem diferente das vezes em que fracassou nos momentos decisivos, quando ficava longe da tabela e passava a bola como se apenas estivesse se livrando dela, especialmente nos minutos finais.

Anteontem, nem foi preciso dedicação extra. Com larga vantagem no placar, LeBron assistiu aos últimos três minutos do jogo do banco.

"Eu estou feliz de nove anos depois de ter chegado à NBA poder dizer que sou um campeão. E fiz isso do jeito certo", disse LeBron, que viu sua popularidade nos EUA despencar depois de trocar Cleveland, perto de onde nasceu e cresceu, por Miami.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.