Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Juca Kfouri

blogdojuca@uol.com.br

A Vila não é vilã

A Vila Olímpica londrina é... conservadora, moderada, austera, antes funcional do que charmosa, embora de engenharia impressionante pela solidez e óbvia qualidade de primeira de seu material.

A Vila Olímpica londrina, em uma palavra, é inglesa. A Vila Olímpica londrina custará menos que o orçado!

Repeat: a Vila Olímpica londrina custará menos que o orçado!! Repeat, again, please: a Vila Olímpica londrina custará menos que o orçado!!!

É isto o que diz o governo inglês, e governos, sabemos, mentem mais do que governam, como mentiu o governo trabalhista sobre as armas nucleares iraquianas. Mas, ao menos, por aqui, em plagas europeias, quem mente, e é pego, paga o preço.

Ouçamos, então, os fiscais, não necessariamente da oposição, mas os universitários, os de Oxford, por exemplo.

O que dizem eles, em recente estudo feito a pedido do Parlamento inglês?

Dizem que, em relação ao orçamento de 2005, quando a candidatura de Londres foi apresentada, o custo final dos Jogos subirá 101%. Pode ser que sim, pode ser que não, apesar de Oxford ter muito mais credibilidade que qualquer governo.

Mas, veja aí, 101% querem dizer o dobro e mais um pouco do previsto, o que, cá entre nós (e o cá entre nós, entre nós, é literal), não é assustador, principalmente se lembrarmos que o Pan-Americano do Rio, há apenas cinco anos, custou quase dez vezes mais que o planejado. Ou seja, a Vila não é vilã.

E o legado para Londres, numa região que até cheirava mal, é evidente.

A região nunca foi tão bem atendida pelos meios de transporte públicos, e o gigantesco centro comercial lá instalado veio para ficar, ao contrário da maioria dos equipamentos esportivos que serão desmontados e vendidos, para o Rio, inclusive.

Nem tudo são flores, é óbvio, e não são poucas as reclamações dos londrinos afetados em seus hábitos diários e dos operários submetidos, para evitar atrasos, a cargas desumanas de trabalho nas últimas semanas, dignas, exageram, dos tempos da Revolução Industrial.

Sobre os monumentais congestionamentos de trânsito, este colunista, disciplinado, não pode ainda dizer nada porque, ao seguir à risca os conselhos recebidos, tem é desfrutado das maravilhas da malha ferroviária local. 15 minutos de caminhada, mais sete de trem e pronto: eis aí a Vila Olímpica, majestosa e sisuda feito a Rainha, com todo respeito.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.