Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Wimbledon retorna após 20 dias com cores e equilíbrio

TÊNIS
Jogos em melhor de três sets em vez de cinco preocupa Federer, heptacampeão na grama inglesa

Elise Amendola/Associated Press
Quadra de grama de Wimbledon, palco do tênis na Olimpíada
Quadra de grama de Wimbledon, palco do tênis na Olimpíada

FERNANDO ITOKAZU
DE SÃO PAULO

Disputados nas quadras de grama do All England Tennis Club com menos de um mês de intervalo, o torneio olímpico de tênis e Wimbledon têm como a diferença mais visível o uso das cores.

Enquanto no Grand Slam inglês é regulamentar o predomínio do branco, no evento olímpico, que começa hoje, as cores estão liberadas.

Mas um detalhe na forma de disputa pode provocar resultados bastante diferentes.

Em Londres-12 as partidas são disputadas em melhor de três sets, com exceção da final masculina, que acompanha a contagem dos Grand Slams em melhor de cinco.

Heptacampeão de Wimbledon e correndo atrás de seu primeiro ouro olímpico individual, o favorito Roger Federer ressalta a mudança.

"São bem diferentes", afirmou o líder do ranking, que conquistou seu sétimo título em Wimbledon há 20 dias.

Ele lembrou que, se o torneio tivesse o formato da Olimpíada, não seria hepta.

"Teria perdido na terceira rodada porque tive dois a zero contra", afirmou o suíço, lembrando a virada contra o francês Julien Benneteau.

"A margem de erro nos Jogos Olímpicos é pequena", disse Federer, 30. "Alguns poucos pontos podem mudar o rumo de uma partida. Além disso, as primeiras rodadas podem ser perigosas."

E o histórico mostra que ele deve tomar algumas precauções em seus primeiros jogos.

Ele estreia hoje, não antes das 12h, diante do colombiano Alejandro Falla. Apesar de ser apenas o 51º do ranking, Falla conseguiu 2 sets a 0 sobre o suíço na estreia de Wimbledon, em 2010. E o eventual rival na segunda rodada é justamente Benneteau.

A mudança no sistema de disputa também é lembrada por quem é franco atirador.

"Em três sets há mais equilíbrio do que em cinco, quando se torna mais complicado bater os favoritos", disse Thomaz Bellucci, 40º do mundo, que estreia contra o francês Jo-Wilfried Tsonga, sexto.

Além da expectativa de equilíbrio, a Olimpíada deve ver a luta pelo topo do ranking no masculino e no feminino.

O ouro masculino vale 750 pontos. Federer tem apenas 75 de vantagem sobre o sérvio Novak Djokovic. Entre as mulheres, são 685 pontos.

A bielorussa Victoria Azarenka Azarenka tem 8.800 contra 8.530 da polonesa Agnieszka Radwanska e 8.370 da russa Maria Sharapova.

Com as agência de notícias

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.