Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Modalidade faz despedida para medalhões

VÔLEI DE PRAIA
Aos 39, Emanuel simboliza geração que acompanhou trajetória do esporte

DA ENVIADA A LONDRES

Londres marcará a despedida de uma geração de atletas cujas histórias praticamente se misturam à trajetória do vôlei de praia nas Olimpíadas. O esporte entrou no programa em 1996.

Mesmo veteranos, Misty May-Treanor, 34, Todd Roggers, 38, Emanuel, 39, e Ricardo, 37, ainda são estrelas.

O palco da despedida será em um dos lugares mais nobres de Londres, a Horse Guards Parade, onde se celebra a tradicional troca da guarda montada britânica.

"Acho interessante esse local pelo contraste entre as construções antigas e a modernidade do vôlei de praia. Isso simboliza as gerações se misturando no nosso esporte", afirmou May, ouro em Atenas-2004 e Pequim-2008, ao lado de Kerri Walsh.

A americana, que ficou longe do vôlei de praia entre o fim dos Jogos de Pequim e 2010, participará de sua quarta Olimpíada consecutiva.

"Sinto que tenho que me despedir para abrir espaço para as novas gerações."

Agora, ela celebra a estreia da amiga Juliana, 29, que se machucou às vésperas de Pequim. Hoje, às 13h30, a brasileira e sua parceira Larissa estreiam ante Rigobert e Yuk Lo, das Ilhas Maurício.

Assim como as norte-americanas, as brasileiras, símbolos da nova geração, também estão entre as favoritas.

No masculino, o Brasil mesclou a antiga e nova geração. O veterano Emanuel, ouro em Atenas e bronze em Pequim, uniu-se a Alison, 27.

Emanuel despista sobre uma possível aposentadoria e diz se sentir rejuvenescido ao lado do novo parceiro.

"Aprendi a ser mais jovem. Ainda sinto a ansiedade pela estreia e quero estar no pódio novamente", declarou.

Ex-parceiro de Emanuel, Ricardo foi outro que se uniu a colega mais jovem. Ele faz dupla com Pedro Cunha, 29. Juntos, eles pegam Skarlund e Spinnangr, da Noruega, às 16h. Os brasileiros terão entre os maiores rivais os americanos Todd Roggers, que também vai se despedir, e Phil Dalhausser, atuais campeões olímpicos. (MB)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.