Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Paulistas têm pior campanha desde 2003

SÉRIE A
Nenhum dos seis times de São Paulo que disputam o Campeonato Brasileiro frequentou o G4 este ano

DE SÃO PAULO

Os clubes paulistas jamais começaram tão mal um Campeonato Brasileiro desde que o sistema de pontos corridos foi implantado, em 2003.

Com mais de um terço da competição realizada (13 rodadas), nenhum dos seis representantes paulistas esteve no grupo dos quatro primeiros, que garante vaga na Libertadores. É algo inédito.

As piores campanhas eram a de 2008, quando apenas um paulista, o Palmeiras, apareceu em quarto lugar na oitava rodada. E em 2005, quando a Ponte Preta assumiu a liderança e o Corinthians, que seria o campeão, alcançou a terceira colocação -tudo na oitava rodada do torneio.

Além disso, hoje, os seis paulistas têm médias de pontos, de vitórias e de gols marcados piores do que em qualquer outra edição do Brasileiro por pontos corridos.

Palmeiras, Santos e Portuguesa têm frequentado a zona do rebaixamento, e o São Paulo, o melhor na tabela apesar de ter passado por uma mudança de técnico (Emerson Leão por Ney Franco), alcançou a quinta colocação em apenas duas rodadas. Hoje, ocupa a 7ª posição.

O fraco desempenho tem ao menos uma explicação: prioridade às competições paralelas. Dos seis times, quatro tiveram boas participações nos torneios que disputaram simultaneamente no primeiro semestre.

Corinthians e Palmeiras conquistaram títulos da Libertadores e da Copa do Brasil respectivamente. Jogadores foram poupados, principalmente por Tite, o que fez os corintianos aparecerem na lanterna em vez de tentarem defender o título da Série A, conquistado em 2011.

Santos, na Libertadores, e São Paulo, na Copa do Brasil, chegaram às semifinais e também priorizaram essas competições -principalmente os santistas no torneio continental. O time colecionou empates no período. Foram cinco jogos que terminaram em igualdade no período.

"O torcedor muitas vezes não entende, machuca, mas é preciso ter prioridade", dizia o técnico Tite antes das partidas decisivas da Libertadores. Enquanto batia Santos e Boca Juniors e levantava o título inédito, o Corinthians, no Brasileiro, amargava derrotas e ficava distante de ter chance de brigar pelo bi.

Mesmo com uma boa recuperação, que o levou à 9ª colocação na tabela, a distância corintiana para o líder Atlético-MG é de 16 pontos.

No caso do Palmeiras, depois de bater o Coritiba na decisão da Copa do Brasil e conquistar um título nacional após 12 anos, foram cinco jogos no Nacional, com só uma vitória, dois empates e duas derrotas. O time chegou a deixar a zona do rebaixamento ao vencer o Náutico, dia 22 de julho, mas depois caiu contra Bahia e Cruzeiro -é o 18º.

O Santos aguarda o retorno de Neymar e Ganso, que estão com a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos. Serão, no máximo, mais três jogos sem as estrelas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.