Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Feminino

Equipe de Marta cai e faz sua pior campanha

Nas quartas, seleção é derrotada pelo Japão

LEANDRO COLON
ENVIADO ESPECIAL A CARDIFF

A seleção feminina de futebol vai ter de esperar os Jogos do Rio-2016 para tentar ganhar o primeiro ouro.

O time de Marta está fora da Olimpíada de Londres. Num jogo equilibrado em campo, o Brasil perdeu ontem por 2 a 0 para o Japão, atual campeão do mundo.

A queda nas quartas de final é o pior desempenho da história do time nos Jogos.

Com atuação apenas regular de Marta, prevaleceu a eficiência das japonesas, lideradas por Homare Sawa, 33, que tomou da brasileira em 2011 o prêmio de melhor do mundo concedido pela Fifa.

A seleção feminina deixou o estádio em Cardiff repetindo o pedido de apoio estrutural à modalidade no país.

"Tem que ser um projeto a longo prazo, hoje o futebol feminino tem que começar do zero para tentar mudar alguma coisa para 2015 e 2016", disse a atacante Cristiane.

"Se você olhar, nosso esporte, em geral, está horrível, olha nosso quadro de medalhas. Que apoio a gente tem?", falou a atacante.

Marta, estrela da equipe, que evitou falar sobre participar dos Jogos do Rio, adotou um discurso mais ameno.

"A gente chegou a uma competição com todos os requisitos para desenvolver bem. E o que a gente cobra é que isso continue, talvez não para mim e para a Cristiane, mas para as meninas que sonham chegar na seleção."

Foi a segunda derrota consecutiva da seleção nos Jogos. O time começou a dar sinais de fraqueza na última partida da primeira fase, quando perdeu por 1 a 0 para a Grã-Bretanha. Antes, havia passado tranquilamente por Camarões e Nova Zelândia.

Até esta Olimpíada, o Brasil sempre havia ido ao menos às semifinais. Foi quarto em 1996 e 2000 e conquistou a prata em 2004 e 2008.

O Brasil iniciou bem o jogo de ontem. Tinha desperdiçado duas chances claras de gol quando sofreu o primeiro, aos 26min da etapa inicial. A atacante Ogimi Yuki entrou livre pelo lado esquerdo e tocou na saída de Andréia.

No segundo tempo, a seleção até esboçou pressão.

Mas, aos 27min, Shinobu Ohno ampliou e encerrou a participação do Brasil.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.