Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Maratona

Atletas quenianos e etíopes são favoritos nas ruas de Londres hoje

DOS ENVIADOS A LONDRES - Jovens corredores com tempos cada vez mais baixos, um percurso cheio de curvas e os cartões postais londrinos. Esses são os elementos que marcarão a maratona hoje, às 7h.

Seis corredores da Etiópia e do Quênia são os favoritos na prova mais tradicional do atletismo. A média de idade deles é de 26,3 anos, seguindo a tendência de rejuvenescimento da corrida, antes dominada por atletas com mais de 30 anos.

Logo atrás, está o brasileiro Marilson Gomes dos Santos, última chance de medalha nacional na modalidade em Londres. Ao lado do americano Ryan Hall, ele é a maior ameaça ao grupo africano. Mas ambos têm tempos cerca de dois minutos mais altos que quenianos e etíopes.

O que confere um grau de imprevisibilidade à corrida é seu percurso sinuoso. São mais de cem curvas. Há trechos em ruelas, que formam verdadeiros labirintos em que quatro atletas podem passar juntos.

O traçado prejudica o estilo veloz dos quenianos Wilson Kipsang, 30, Abel Kurui, 30, e Emmanuel Mutai, 27. Melhor do país, Marilson tem a vantagem de gostar de percursos menos velozes e mais técnicos, com o de Londres. (DB e RM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.