Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em risco de extinção, tatu-bola é escolhido mascote da Copa

2014
Fifa fez registro da imagem do mamífero para se proteger de utilização sem autorização

Divulgação
Desenho registrado pela Fifa
Desenho registrado pela Fifa

DE SÃO PAULO

A Fifa protocolou ontem a imagem do tatu-bola que será a mascote da Copa-2014 -a entidade fez o registro em departamento da União Europeia responsável por proteção a marcas e patentes.

São dois desenhos, ambos em preto e branco por enquanto. Em um deles o tatu aparece de frente; no outro, ele surge em seis posições diferentes. Na versão final, que, segundo o COL (Comitê Organizador Local), será apresentada em setembro, a mascote vai segurar uma bola.

O registro da imagem é feito em preto e branco para dificultar que o desenho seja utilizado sem autorização.

Se fosse registrado com as cores originais, o personagem poderia aparecer pintado de outra forma e não ser considerado falsificação.

A mascote vai aparecer em produtos que façam referência à Copa do Mundo.

O tatu-bola, mamífero brasileiro que corre risco de extinção, foi escolhido após ter sido sugerido pela ONG cearense Associação Caatinga, em fevereiro. Ele concorria com jacaré, arara e onça.

A vitória ocorreu principalmente porque a Fifa quer integrar os símbolos da Copa, numa iniciativa inédita. Haverá referência ao tatu-bola no layout da bola do Mundial, cujo nome, Brazuca, foi escolhido em votação popular.

A mascote deve ser batizada pelo mesmo sistema.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.