Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil tenta presidência de órgão mundial

VÔLEI
Ary Graça, da confederação nacional, é um dos três candidatos a presidir a federação

DE SÃO PAULO

Presidente da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) desde 1997, Ary Graça concorre hoje, nos EUA, ao mesmo cargo da FIVB (Federação Internacional de Vôlei).

O brasileiro disputa o cargo com o americano Doug Beal, principal dirigente do vôlei dos EUA, e o australiano Chris Schacht. O congresso mundial da entidade é em Anaheim, na Califórnia.

O vencedor do pleito sucederá o chinês Jizhong Wei, que comanda a federação desde 2008, e será apenas o quarto presidente em 65 anos da entidade mundial. Antes de Jizhong, a FIVB foi comandada pelo francês Paul Libaud por 37 anos e pelo mexicano Rubén Acosta por 24.

Cada uma das 220 federações nacionais possui direito a um voto na eleição de hoje. No entanto, nem todas devem exercer seu direito a voto -a estimativa é que cerca de 200 participem do pleito.

Para ser eleito, o candidato deverá ter a maioria dos votos válidos. Caso o número não seja alcançado, os dois primeiros colocados irão disputar um segundo turno.

Ary Graça afirma possuir o apoio de todas as cinco confederações continentais (África, Américas Central e do Norte, América do Sul, Ásia e Europa). Se eleito, ele será o segundo brasileiro a comandar uma federação esportiva internacional -João Havelange foi presidente da Fifa de 1974 a 1998.

O resultado da eleição deve ser anunciado por volta das 21h (de Brasília), e o novo presidente será empossado imediatamente. No sábado, o mandatário eleito já coordenará a reunião do conselho de administração. O mandato é de quatro anos.

Segundo a CBV, não foi definido quem sucederá Ary Graça caso ele seja eleito.

Carioca com formação em direito, Ary Graça não vai poder repetir na federação internacional um período tão longevo como os de Libaud e Acosta ou o dele na CBV, onde está há mais de 15 anos.

O estatuto da FIVB não limita o número de reeleições, mas impõe uma restrição de idade -75 anos. Ele tem 69.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.