Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Competitividade e musculação são armas no treino

DA EDITORA-ASSISTENTE DE “ESPORTE”

Os treinos que levaram Florent Manaudou ao ouro nos 50 m livre em Londres têm ingredientes que também estavam na trajetória de Cesar Cielo rumo ao pódio em 2008.

A começar pelos técnicos. O francês Romain Barnier, 35, era especialista nos 100 m livre e nadou pela Universidade de Auburn (EUA). Dividia raia com Brett Hawke, 37, australiano, ex-velocista, que treinou Cielo antes de Pequim.

Os dois ex-nadadores levaram para a beira da piscina técnicas semelhantes para motivar seus atletas.

Gostam de criar um clima de competitividade em todos os treinos. Os nadadores são colegas de equipe, mas também rivais.

Barnier dá ainda tanta atenção ao trabalho fora da água quanto aos quilômetros rodados na piscina. Florent teve sua musculatura transformada e ficou muito mais forte.

Em Londres, o francês exibiu 99 kg distribuídos por 1,99 m de altura.

"Eu gosto [do estilo de treino] porque é diferente do de outros clubes, em que apenas se faz trabalho na água. Aqui eu me sinto bem", afirmou Florent à imprensa francesa.

Mais forte, o nadador se orgulha de ter o melhor desempenho entre os colegas no supino inclinado (levantamento de peso deitado em uma prancha).

(ML)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.