Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fora das eliminatórias, Brasil cai na Fifa

DE SÃO PAULO

Pela terceira vez durante a era Mano Menezes, a seleção brasileira quebrou seu recorde de posição mais baixa da história do ranking da Fifa.

Mas a queda livre iniciada em 2010, que levou o único país pentacampeão mundial da terceira à 14ª colocação em dois anos, vai muito além dos resultados de Neymar e companhia dentro de campo.

As explicações para o declínio brasileiro no ranking passam também pela ausências nas eliminatórias da Copa de 2014 e pelo nível dos rivais enfrentados pela equipe.

O tipo do jogo e a qualidade e a localização do adversário são fatores que pesam no complicado cálculo usado pela Fifa para determinar a classificação de seleções.

Uma partida de eliminatórias da Copa ou da fase classificatória da Euro tem peso 2,5 na multiplicação que define a pontuação de uma equipe. O mesmo confronto em um amistoso vale só 1.

Ou seja, não participar do classificatório para um Mundial, caso do Brasil de Mano, classificado antecipadamente para 2014 por ser país-sede, significa desvantagem. A única seleção anfitriã que não sofreu com esse declínio foi a França. (RAFAEL REIS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.