Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Missão cumprida

Seleção de Mano Menezes vence o 5º amistoso contra equipes de menor expressão e acerta esquema tático

SÉRGIO RANGEL
ENVIADO ESPECIAL A WROCLAW

A seleção brasileira cumpriu bem o planejamento traçado pela CBF para ajudar Mano Menezes após a inesperada derrota na final dos Jogos Olímpicos de Londres.

Com o treinador ameaçado no cargo, a entidade decidiu colocar o time nacional para enfrentar adversários, no máximo, medianos.

Ontem, a seleção fechou a sequência de cinco amistosos goleando o Japão por 4 a 0 na Polônia, com gols marcados por Paulinho, Neymar, duas vezes, e Kaká.

Antes, o time já havia goleado Iraque e China e passado também por África do Sul e Suécia. No meio do caminho, usando só atletas que atuam no país, a seleção venceu a Argentina por 2 a 1, no Superclássico das Américas.

Além de diminuir a pressão no treinador, a sequência de adversários sem tradição ajudou Mano a definir o novo esquema tático da seleção.

O técnico do Brasil usou e aprovou ontem a formação sem um atacante fixo -testada nas últimas três vitórias.

"Estou muito contente com o resultado. Os jogadores mostraram que são capazes de jogar nesta nova formação", afirmou Mano, que atingiu sua 27ª vitória no comando da seleção principal. No retrospecto, soma cinco empates e seis derrotas.

Na tarde chuvosa e fria de Wroclaw, a seleção contou com Kaká, Oscar e Hulk no meio, além de Neymar mais adiantado. O técnico também colocou em campo os volantes Paulinho e Ramires, com liberdade para avançar.

Apesar da pressão inicial japonesa, a seleção se mostrou eficiente, atacando com velocidade e objetividade.

No primeiro tempo, o Brasil já fez dois gols. O primeiro, de Paulinho, após rápido contra-ataque. Neymar converteu pênalti marcado em lance duvidoso (a bola bateu na mão do zagueiro japonês). A goleada foi completada na etapa final, com outro de Neymar e um de Kaká.

Em 23º lugar no ranking da Fifa, o Japão faz uma boa temporada. Na sexta, os asiáticos venceram a França por 1 a 0, em Paris. Antes da goleada de ontem, os japoneses só haviam sofrido dois gols no ano.

"Sei que vão dizer que as seleções não são tão fortes assim, mas sabemos que não é verdadeiro. O que me deixa satisfeito é que temos um parâmetro de atuação para comparar", afirmou o treinador.

A partir do próximo mês, Mano vai começar a testar o novo esquema diante de adversários mais fortes. No dia 14, a seleção enfrenta a Colômbia, nos EUA. Em fevereiro, o time nacional joga contra os ingleses, em Londres.

"Vamos aumentar a confiança no nosso jogo. A partir de agora, a tendência é crescer", completou Mano.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.