Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Gramado e área VIP prejudicam Recife

2013
Cidade pode ficar de fora da Copa das Confederações mesmo com estádio pronto em fevereiro do ano que vem

MARCEL RIZZO
DE SÃO PAULO

O COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014 e a Fifa trabalham desde o final de setembro com a possibilidade de Recife ficar fora da Copa das Confederações, que será disputada em junho de 2013.

Este cenário faria a competição ter cinco sedes, e não seis. Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Salvador e Rio receberiam as partidas.

Em novembro, a Fifa fará o anúncio oficial das cidades que receberão os jogos do torneio, teste para o Mundial.

A Folha apurou que o principal problema da Arena Pernambuco é o tempo hábil para que o gramado e as áreas de hospitalidade que a Fifa exige para os torneios que organiza fiquem prontos depois que a obra for entregue pela construtora.

O estádio é construído na cidade de São Lourenço da Mata, na Grande Recife.

A previsão é que a arena esteja de pé em 28 de fevereiro de 2013, três meses e meio antes do início da Copa das Confederações.

O COL estipula um período de três a quatro meses para que os estádios, depois de entregues, sejam adaptados com salas VIP, camarotes, área de imprensa e setores para patrocinadores, além do plantio da grama. Isso gera incerteza para a Fifa confirmar Recife em novembro.

O sorteio das chaves do torneio será em dezembro.

Ontem, em visita ao estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que, neste momento, não há seis estádios prontos para a Copa das Confederações.

"Há poucos estádios que serão entregues no tempo [determinado]", disse Valcke.

Ele não citou Recife ou qualquer outra sede, mas elogiou BH. Ao lado da arena de Fortaleza, a obra em Minas é a mais adiantada, com mais de 80% de conclusão.

A Fifa, por meio de seu departamento de mídia, afirmou que não há sedes excluídas e que só em novembro será tomada uma decisão sobre o número de cidades da Copa das Confederações. O anúncio deve sair no dia 8.

Técnicos da Fifa estiveram ontem na Arena Pernambuco, em uma visita padrão, e se reuniram com o secretário Luiz Ricardo Leite, responsável pela Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa de 2014) do governo de Pernambuco. Foi apresentado aos técnicos que a obra já tem 64% de execução concluída.

"Tirando Belo Horizonte e Fortaleza, que estão mais adiantadas, estamos no mesmo nível de Brasília, Salvador e Rio de Janeiro. A Arena Pernambuco é o único dos seis estádios que está sendo construído, e não apenas reformado", disse Leite.

Se Recife ficar fora da competição, duas das partidas que receberia seriam repassadas para Brasília. A outra iria para Fortaleza, que se tornaria a sede com mais partidas em 2013 -quatro.

Colaboraram PAULO PEIXOTO, de Belo Horizonte, e FÁBIO GUIBU, de Recife

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.