Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil adia classificação a Londres-12

VÔLEI
Vaga olímpica antecipada na Copa se esvai após vitória da China

DE SÃO PAULO

As escassas chances matemáticas que a seleção feminina de vôlei tinha de se classificar antecipadamente para a Olimpíada de Londres-2012 se esvaíram ontem.
O Brasil até cumpriu seu papel e, mesmo atuando com um time misto, venceu com facilidade a frágil seleção da Argélia por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/8 e 25/13.
Mas um triunfo da China diante do também frágil Quênia (25/7, 25/15 e 25/10) acabou com as pretensões da equipe brasileira na Copa do Mundo, disputada no Japão.
Com os resultados de ontem, as chinesas, que ocupam a terceira colocação no torneio, disputado em pontos corridos, abriram cinco pontos sobre o Brasil.
Sendo assim, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães não teria mais possibilidade de alcançar as asiáticas na rodada final, que seria disputada na última madrugada.
A Copa distribui três vagas para a Olimpíada de 2012.
A seleção brasileira, que conquistou a medalha de ouro em Pequim-2008, terá nova chance de obter a vaga olímpica em maio de 2012, quando será disputado o Pré-
-Olímpico da América do Sul.
EUA e Itália já asseguraram a classificação. A última vaga distribuída na Copa para Londres-2012 seria definida na última madrugada.
Ontem, diante da Argélia, o técnico Zé Roberto aproveitou para fazer testes e deu oportunidade às reservas. As centrais Adenízia e Juciely, a oposto Tandara e a ponteira Sassá iniciaram o jogo como titulares. A líbero Camila Brait também entrou durante a partida, no lugar de Fabi.
Com 21 pontos, Tandara, que atuou no lugar da titular Sheilla, foi eleita a melhor jogadora do confronto.
"Quando temos a chance de começar o jogo [como titular], temos que ajudar a equipe da melhor maneira possível. Ainda cometi alguns erros, mas, no geral, foi bom. Vitórias sempre fazem bem ao time", disse a oposto.
Na última madrugada, o Brasil só cumpriria tabela no torneio japonês ante a República Dominicana.
No jogo mais importante da penúltima rodada, os EUA tiraram a invencibilidade da Itália na competição. As americanas, atuais campeãs do Grand Prix, venceram ontem o duelo por 3 sets a 1 (25/23, 25/15, 22/25 e 25/21).
"Estou extremamente feliz com nosso time, não só por essa vitória mas por todo o ano. Tem sido uma longa temporada internacional e nossa equipe cumpriu quase todos seus objetivos", disse Hugh McCutcheon, técnico dos EUA, após a vitória.
"Saber que já estamos classificados para a Olimpíada é um sentimento maravilhoso", completou o treinador, que conduziu a equipe masculina dos EUA ao ouro olímpico em Pequim-2008.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.