São Paulo, segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clássico vira treino de luxo para o Corinthians

Vitória sobre o Palmeiras serve como incentivo para disputa da Libertadores

Expulsão do lateral Roberto Carlos na primeira etapa dificulta experiências do técnico Mano Menezes, que elogia a garra da equipe

DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira vitória do técnico corintiano Mano Menezes sobre o Palmeiras, ontem, no Pacaembu, com a equipe que mais se aproxima daquela que pretende lançar na Taça Libertadores, serviu como prova de fogo para o Corinthians na competição continental.
Com dez jogadores desde os 9min, Mano pouco pode testar e observar o time como realmente desejava, já que foi obrigado a fazer mudanças táticas para segurar o resultado.
Mas o técnico valorizou, e muito, a força dos corintianos.
"A equipe precisou ser madura, se sacrificar muito. Só tenho a elogiar os jogadores em relação a isso: o comprometimento que todos tiveram na manutenção do resultado", disse Mano, após o clássico.
A partida começou do jeito que Mano queria. Mesmo com muita marcação, o Corinthians tocava bem a bola e tomou a iniciativa do jogo até abrir o placar, aos 7min. "O clássico já é difícil. Saímos na frente cedo, e quando o jogo ia ficar bom, quando teríamos espaços, perdemos um jogador, e isso te remete para um jogo sofrido. Você sabe que vai sofrer por 80 minutos, e foi isso que aconteceu", explicou o técnico.
Se a expulsão do lateral Roberto Carlos impediu o Corinthians de mostrar seu melhor futebol, para Mano a atuação foi digna de uma disputa quente de Libertadores.
"Todos estavam bem, se redobraram, deram carrinho, lutaram por todas as bolas. Isso só confirma aquilo que temos conhecimento de cada jogador que contratamos", disse o treinador. "Futebol tem dois lados, e a gente sempre vai tirando os fatores positivos. Muita coisa boa pode ser vista em relação ao comportamento da equipe."
Ontem foi a primeira vez que o Corinthians usou sua formação quase ideal. Foi a quinta escalação diferente em cinco partidas, mas praticamente a mesma que será usada na estreia do time na Libertadores, em fevereiro. O único desfalque de ontem foi Ronaldo, com lesão na coxa direita, poupado. O atacante, no entanto, esteve no Pacaembu e acompanhou a vitória de seu time.
Mano também comemorou a atuação de sua zaga. "É o primeiro jogo que não tomamos gol no campeonato. E a marca no Corinthians desde que cheguei sempre foi tomar poucos gols, ter uma das defesas menos vazadas do campeonato", ressaltou o treinador, que também ponderou sobre os efeitos do resultado. "A vitória não mascara aquilo que precisamos melhorar. Certamente precisamos melhorar bastante."
O Corinthians volta a jogar na quarta-feira, contra a Ponte Preta, em Campinas. (LR E RC)


Texto Anterior: Expulso, Roberto Carlos reclama de rigor excessivo
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.