São Paulo, terça-feira, 01 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIFA

Blatter declara já haver sedes alternativas para a Copa-2010

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, afirmou ontem que, se a África do Sul não puder organizar a Copa de 2010 por algum motivo, sedes alternativas já estão prontas -EUA, Inglaterra e México seriam algumas.
"Outros países estão prontos para organizar a Copa. Definitivamente temos uma possibilidade de ir a outro lugar, se algo acontecer", afirmou o dirigente, que espera ser eleito nas próximas semanas para um novo mandato -até 2011-, em um programa da britânica BBC.
Blatter disse também que é favorável à manutenção do atual rodízio de continentes na organização das Copas. Ele defende a realização do Mundial de 2018 na Ásia.
""Devemos manter o rodízio. Pelo menos de quatro continentes. Pegando América do Sul e América do Norte como um continente, Europa, África e Ásia. Isso significa que a Copa seguinte à de 2014 vai para a Ásia."
A Inglaterra já manifestou o desejo de receber a Copa em 2018, no Mundial seguinte ao que deverá ser jogado no Brasil em 2014 -em 2010, a África vai receber a nobre disputa pela primeira vez.
O governo britânico deu aval para a Copa na Inglaterra, país cujos clubes têm melhorado e ampliado seus estádios, e Wembley já voltou à ativa. Michel Platini, presidente da Uefa, também já pediu a volta da Copa para o velho continente -em 2006, a Alemanha foi a anfitriã.
Além de interesses europeus na organização da Copa-18, os EUA se colocaram de prontidão para receber o Mundial. Porém, pelas palavras de Blatter, os norte-americanos, mesmo integrando a Concacaf, confederação diferente da Conmebol, estão fora da disputa.
A Austrália, que agora integra a confederação asiática, poderia ser a próxima sede de Copa na Ásia -em 2002, Coréia do Sul e Japão dividiram o evento. A China é uma outra forte candidata.


Texto Anterior: Baixa: Chelsea perde Ballack nesta temporada
Próximo Texto: Inter de Milão: Júlio César renova com clube até 2012
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.