UOL


São Paulo, domingo, 01 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAN-AMERICANO

Das 23 instalações esportivas projetadas abrigar para os Jogos, só 6 já estão prontas

Santo Domingo estoura prazo final

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de expirado o quinto prazo para o término das obras dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, anteontem, a maior parte delas segue incompleta. Das 23 instalações projetadas especialmente para o evento, só seis foram concluídas.
Estão prontos o ginásio de handebol, o pavilhão de combate, os campos de futebol -porém a condição da grama ainda não seria a ideal- e os locais das provas de hóquei sobre grama, tiro com arco e tiro, segundo o supervisor da Organização Desportiva Pan-Americana em Santo Domingo, o engenheiro Roque Napoleón Muñoz, 75. Outros locais ainda passam por remodelação.
No entanto, Muñoz, admitiu não saber quando as obras estarão prontas. "Não posso precisar isso, pois me faltam informações. Os responsáveis pelas obras não me forneceram o cronograma", afirmou Muñoz ontem à Folha.
O presidente da Odepa, Mario Vázquez Raña, porém, havia reiterado no início do mês passado que anteontem seria o prazo final para o comitê organizador apresentar todas as obras finalizadas.
Segundo Raña, tal limite não poderia ser estendido por causa dos preparativos necessários para a realização do Pan-Americano, entre eles os testes nos locais de competição. Os Jogos iniciam em 1º de agosto e segue até o dia 17.
Demonstrando preocupação, Raña sugeriu que, para evitar novos atrasos, o comitê organizador do Pan de Santo Domingo agilizasse o ritmo das construções, incrementasse o número de trabalhadores e ampliasse os horários de trabalho "caso seja preciso".
O presidente da Odepa, que deve desembarcar na República Dominicana pelo menos uma semana antes do início do Pan, reconhece que a competição será "modesta, porém com a organização e qualidade adequadas".
Devido ao atraso verificado nas obras em diversas oportunidades, chegou-se a especular que algumas modalidades seriam retiradas do programa do Pan-2003, pois suas instalações correriam o risco de não serem concluídas a tempo. O comitê organizador dos Jogos, no entanto, em reunião da Odepa em Cuba, em março, fez questão de garantir que todas as instalações estarão finalizadas até o início das competições.
Para que isso ocorra, o acabamento das obras pode ser sacrificado. Muñoz chegou a dizer que o estádio Olímpico ficaria totalmente completo somente após o Pan-Americano. Até o evento, "apenas o estritamente essencial".
O próximo prazo auto-imposto pela República Dominicana para a entrega das obras é o próximo dia 15. "As instalações não ficaram prontas [em 30 de maio] porque houve alguns problemas. Mas todas elas estarão concluídas no dia 15 de junho", argumentou o ministro de Obras Públicas do país, Miguel Vargas Maldonado.
Entre os problemas que atrasaram as obras estão a dificuldade para a liberação de algumas verbas governamentais e o fato de grande parte do material utilizado ter sido importado da Venezuela, que enfrentou grave crise política.


Texto Anterior: Loterias: Confira os resultados dos sorteios de sábado
Próximo Texto: Automobilismo: Ralf lidera grid de surpresas em Mônaco
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.