São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perfil

Contestado, atleta vira astro no Barcelona

DOS ENVIADOS A WEGGIS

De jogador contestado a ídolo de um dos melhores clubes do mundo e membro da seleção foi um pulo muito rápido para Edmílson, 29.
Nascido em família humilde do interior paulista (colhia laranjas quando era garoto), deu os primeiros passos no futebol no XV de Jaú.
Não demorou muito e ele passou para o São Paulo, em que chegou a trabalhar com Telê Santana. No clube do Morumbi, fixou-se na equipe titular jogando de zagueiro.
Eram tempos de seca de títulos, e, como boa parte dos atletas que passaram pelo São Paulo no fim da década passada e no começo desta, Edmílson era vaiado constantemente e tinha sua saída pedida pelos torcedores.
A virada teve início em 2000, quando foi negociado por US$ 10 milhões. No Lyon, conquistou taças que eram raras no São Paulo. Foram três títulos do Francês.
Caiu nas graças também de Luiz Felipe Scolari, que o levou como titular para a Copa-02. Lá, alternando-se na zaga e no meio, encontrou espaço para marcar um dos mais belos gols do Mundial, contra a Costa Rica.
Esses feitos lhe deram uma chance de defender um clube ainda mais poderoso.
Em 2004, Edmílson foi para o Barcelona, aumentando a legião brasileira no time. Na primeira temporada, o joelho o traiu e pouco jogou. Na segunda, foi peça-chave na conquista do Espanhol e da Copa dos Campeões.
Seu estilo, antes de encantar o atual treinador da seleção, fez sucesso com o técnico do Barcelona, o holandês Frank Rijkaard, que tem Edmílson como um dos pilares do seu meio-campo, no qual o toque de bola é prioridade.
Edmílson e Mineiro já serviram a seleção ao mesmo tempo -na Copa das Confederações-01, com o técnico Leão, em um dos maiores fracassos recentes do time nacional. (PC, RP, SR E EVC)


Texto Anterior: Copa 2006: "Anestesiado", volante sobe escada sem mancar
Próximo Texto: Chuteira pode ter sido a vilã, diz especialista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.