São Paulo, terça-feira, 01 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro sequestrado na África já pode voltar

Segundo embaixador, vítima teme represália

DOS ENVIADOS A JOHANNESBURGO

O representante comercial Osmar Pereira, 58, vítima de sequestro e tortura na África do Sul, está liberado para voltar ao Brasil. Ele prestou depoimento ontem à polícia, em Johannesburgo, e, segundo a embaixada brasileira, pode voltar ao país hoje.
Ele foi vítima do golpe de uma quadrilha que promete negócios vantajosos para estrangeiros no país africano.
Na última sexta-feira, uma unidade de elite da polícia sul-africana, os Hawks (Falcões), estourou o cativeiro onde estava o representante e prendeu seis nigerianos.
Pereira foi levado a um hotel, onde ficou incomunicável. Só saiu do local ontem, para prestar depoimento.
"Ele não quer falar com ninguém sobre o assunto pois teme represálias", afirmou o embaixador do Brasil na África do Sul, José Vicente Pimentel. "A gangue é muito maior do que se pensa, tem muitas ramificações", disse.
Ainda de acordo com o embaixador, Pereira "é um homem livre" e sua volta ao Brasil depende apenas de "acertos administrativos".
Foi a embaixada brasileira que pagou as despesas do representante comercial nos últimos quatro dias -hospedagem e refeições. Ele deve reembolsar os gastos.
Pereira, que trabalha em Belém (Pará), foi libertado graças a informações passadas à polícia por um empresário sul-coreano, que caiu no mesmo golpe e pagou para ser resgatado.
O porta-voz dos Hawks negou que haja risco de sequestro a estrangeiros durante a Copa. (MARTÍN FERNANDEZ, PAULO COBOS E SÉRGIO RANGEL)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Zimbábue terá comandante "quebra-galho"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.