São Paulo, terça-feira, 01 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bellucci perde feliz em Roland Garros

Brasileiro é batido por 3 a 0 pelo tetracampeão Rafael Nadal e se diz satisfeito com a experiência em Paris

Boris/Horvat/France Presse
Bellucci dá um forehand na partida contra Nadal

FERNANDO ITOKAZU
ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Thomaz Bellucci foi eliminado ontem nas oitavas de final de Roland Garros, em Paris, mas saiu contente da Philippe Chatrier, a quadra central do complexo francês.
Em sua melhor campanha em um Grand Slam, o brasileiro caiu diante do espanhol Rafael Nadal, tetracampeão do torneio francês, que marcou 3 sets a 0 (6/2, 7/5 e 6/4).
"O jogo foi ótimo", disse Bellucci, que foi o único latino-americano a chegar à segunda semana na chave de simples de Roland Garros. "Do outro lado da quadra tinha um cara que é muito difícil de ser batido aqui."
O brasileiro, que em duas participações nunca tinha vencido em Paris, disse que enfrentar Nadal foi importante como experiência para saber administrar pontos importantes e ter mais calma.
"No primeiro set, em dois ou três games, acabei errando pontos bobos", afirmou Bellucci, que ressaltou a parte psicológica do rival. "Ele não te dá ponto de graça."
De acordo com o brasileiro, a experiência deixa Nadal mais confortável nessas situações. O técnico de Bellucci, João Zwetsch, concorda.
"No primeiro set, o Thomaz sentiu a quadra central, demorou um pouco para encontrar o ritmo", afirmou o técnico, que planejava fazer um bate-bola no local antes do jogo, mas não conseguiu.
Os três primeiros jogos de Bellucci em Roland Garros aconteceram em quadras secundárias (com capacidade inferior a 4.000 torcedores).
A Philippe Chatrier acomoda cerca de 15 mil.
Nadal obteve uma quebra de saque logo no primeiro game da partida. Bellucci conseguiu empatar no quarto game, mas, depois, perdeu quatro na sequência: 6/2.
Na segunda parcial, foram duas quebras para cada lado até o empate no décimo game. "Faltou um pouco de experiência no segundo set, quando estava 5 a 5, e o Nadal quebrou o saque do Thomaz", analisou Zwetsch.
Nadal afirma que aquele momento foi chave para o jogo. "Depois, tive o meu serviço com o vento a favor."
Os tenistas continuaram com dificuldade em confirmar o serviço no terceiro set.
Nadal conseguiu quebrar no quinto game e precisou apenas administrar o jogo para fechar em 6/4.
O espanhol, que havia enfrentado o brasileiro em Roland Garros em 2008, elogiou o adversário. "Foi uma vitória importante porque eu sabia que Bellucci era um adversário duro", disse Nadal.
O próximo torneio de Bellucci será Wimbledon, a partir do dia 21 deste mês.


Texto Anterior: Após confusão, arena é aprovada de novo
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.