São Paulo, segunda, 1 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peruzzi sofre estiramento na panturrilha, é cortado e cede posição de titular para Pagliuca, goleiro da Itália na final da Copa-94
Italianos perdem o 1º goleiro

das agências internacionais

A poucas horas do prazo final para a oficialização dos jogadores que vão disputar a Copa, a Itália, uma das principais candidatas ao título do Mundial da França, perdeu o seu goleiro titular.
Após sofrer um estiramento na panturrilha ("batata da perna") esquerda durante um treinamento, Angelo Peruzzi foi cortado pelo técnico Cesare Maldini.
O goleiro, que era tido como um dos destaques da equipe após seguidas campanhas vitoriosas na Juventus de Turim, não teria tempo de se recuperar até a Copa.
Segundo Andrea Ferreti, médico da seleção italiana, Peruzzi "deverá ficar em repouso pelo menos por quatro semanas".
No momento da contusão, o goleiro chegou até a se contorcer de dores no gramado.
"Estava a ponto de saltar quando senti uma dor muito forte. Pensei que Di Livio (meia da Juventus e da seleção) havia me atirado uma pedra. Logo percebi que se tratava de algo sério", disse.
O goleiro juventino, que está com 28 anos, não conseguiu ainda disputar um Mundial. Em 94, quando estava entre os cotados, foi preterido pelo então treinador da seleção Arrigo Sacchi.
Com a saída de Peruzzi, Cesare Maldini recorreu a Francesco Toldo, goleiro da Fiorentina, que deverá ser a terceira opção para a posição durante a Copa.
Logo que foi constada a gravidade da contusão de Peruzzi, Maldini telefonou para Toldo, o chamando para fazer parte do elenco em Coverciano, local próximo de Florença em que a Itália vem realizando seus treinos.
O titular será Gianluca Pagliuca, da Internazionale de Milão, goleiro que foi titular na campanha da Itália nos EUA, quando a equipe ficou com o vice-campeonato, ao perder nos pênaltis para o Brasil.
O outro goleiro que integrará a seleção italiana no Mundial será Gianluigi Buffon, do Parma.
Pagliuca perdeu a posição de titular durante as eliminatórias da Copa para Peruzzi devido à sua irregularidade. Pratica defesas difíceis, mas falha com frequência.
Na final da Copa passada, quase espalma para dentro do gol chute de fora da área do volante Mauro Silva. A bola tocou na trave.
Peruzzi não foi a primeira importante baixa da Itália. Em fevereiro, o zagueiro Ferrara, outro titular indiscutível do time, sofreu uma fratura na perna e foi imediatamente descartado.
Principal revelação italiana dos últimos anos, o meia-atacante Del Piero também teve problemas. Lesionou-se na final da Copa dos Campeões e esteve ameaçado de não jogar o Mundial. Mesmo convocado por Maldini, ainda está em fase de recuperação.
A Itália embarca apara a França nesta sexta-feira. A equipe estréia na Copa contra o Chile no dia 11.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.