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AUTOMOBILISMO
Sueco tenta manter liderança da Indy e igualar melhor campanha da história de sua equipe, a Rahal
Kenny Brack tem hoje desafio duplo no GP de Cleveland
DA REPORTAGEM LOCAL
Líder da Indy com 76 pontos, o
sueco Kenny Brack, da Rahal, encara um duplo desafio no GP de
Cleveland, oitava etapa da temporada, que acontece hoje, às 14h
(horário de Brasília).
Além de tentar manter a liderança do campeonato, Brack, que
larga apenas na 17ª posição, tentará também igualar a melhor temporada que sua equipe já teve.
Em 1992, em seu ano de estréia
na categoria, o time conquistou
quatro vitórias. Nesta temporada
já são três triunfos -dois de
Brack e um de Massimiliano Papis, há uma semana, em Portland.
Mas, para isso, o sueco terá que
vencer em um tipo de pista em
que não vem obtendo bons resultados nesta temporada.
Dos 76 pontos que conquistou,
apenas 17 foram obtidos em circuitos mistos (como o de hoje)
-apenas 22,4% do total.
"Tendo começado minha carreira no automobilismo em circuitos mistos na Europa, sempre
acreditei que esta era minha especialidade", afirmou Brack.
"Mas, como nos últimos cinco
anos corri na IRL [Indy Racing
League" e na Indy, me rotularam
como um especialista em ovais",
acrescentou o piloto de 35 anos.
"Adoro o desafio de correr em
circuitos mistos e estou ansioso
para conquistar minha primeira
vitória nesse tipo de pista."
Rendimento inverso tem o brasileiro Hélio Castro Neves, da
Penske, vice-líder da competição,
que nunca venceu em ovais na
Indy -em maio, ele ganhou as
500 Milhas de Indianápolis, que
fazem parte do calendário da IRL.
De seus 69 pontos em 2001, 49
vieram de resultados em pistas
mistas (71% do total). Hoje, Castro Neves larga em 23º lugar.
Mas a corrida desta tarde acontece em um circuito misto com
características totalmente diferentes dos demais. A prova será
realizada no Burke Lakefront Airport, um aeroporto para vôos
particulares, localizado no centro
da cidade de Cleveland, nos EUA.
O brasileiro Maurício Gugelmin, da PacWest, larga na pole.
Por ser usada durante o ano por
aviões, a pista é larga e com grandes retas, o que acaba facilitando
as ultrapassagens e tornando a
prova mais atraente para os fãs.
Como é totalmente plana, os
torcedores que acompanham a
prova das arquibancadas podem
ver toda a extensão da pista.
"Os pilotos estreantes encontram um pouco de dificuldade
porque o circuito é plano e não
existem pontos de referência para
as freadas. Além disso, você não
consegue ver o início da maioria
das curvas, o que exige uma boa
dose de experiência", declarou
Tony Kanaan, da Mo Nunn.
"Apesar de ser muito ondulada,
esta é uma pista larga, e você pode
tentar diferentes traçados", afirmou Gil de Ferran, da Penske.
NA TV - GP de Cleveland, ao
vivo, às 14h, na Record
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