São Paulo, domingo, 01 de julho de 2001

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AUTOMOBILISMO
Sueco tenta manter liderança da Indy e igualar melhor campanha da história de sua equipe, a Rahal
Kenny Brack tem hoje desafio duplo no GP de Cleveland

DA REPORTAGEM LOCAL

Líder da Indy com 76 pontos, o sueco Kenny Brack, da Rahal, encara um duplo desafio no GP de Cleveland, oitava etapa da temporada, que acontece hoje, às 14h (horário de Brasília).
Além de tentar manter a liderança do campeonato, Brack, que larga apenas na 17ª posição, tentará também igualar a melhor temporada que sua equipe já teve.
Em 1992, em seu ano de estréia na categoria, o time conquistou quatro vitórias. Nesta temporada já são três triunfos -dois de Brack e um de Massimiliano Papis, há uma semana, em Portland.
Mas, para isso, o sueco terá que vencer em um tipo de pista em que não vem obtendo bons resultados nesta temporada.
Dos 76 pontos que conquistou, apenas 17 foram obtidos em circuitos mistos (como o de hoje) -apenas 22,4% do total.
"Tendo começado minha carreira no automobilismo em circuitos mistos na Europa, sempre acreditei que esta era minha especialidade", afirmou Brack.
"Mas, como nos últimos cinco anos corri na IRL [Indy Racing League" e na Indy, me rotularam como um especialista em ovais", acrescentou o piloto de 35 anos.
"Adoro o desafio de correr em circuitos mistos e estou ansioso para conquistar minha primeira vitória nesse tipo de pista."
Rendimento inverso tem o brasileiro Hélio Castro Neves, da Penske, vice-líder da competição, que nunca venceu em ovais na Indy -em maio, ele ganhou as 500 Milhas de Indianápolis, que fazem parte do calendário da IRL.
De seus 69 pontos em 2001, 49 vieram de resultados em pistas mistas (71% do total). Hoje, Castro Neves larga em 23º lugar.
Mas a corrida desta tarde acontece em um circuito misto com características totalmente diferentes dos demais. A prova será realizada no Burke Lakefront Airport, um aeroporto para vôos particulares, localizado no centro da cidade de Cleveland, nos EUA.
O brasileiro Maurício Gugelmin, da PacWest, larga na pole.
Por ser usada durante o ano por aviões, a pista é larga e com grandes retas, o que acaba facilitando as ultrapassagens e tornando a prova mais atraente para os fãs.
Como é totalmente plana, os torcedores que acompanham a prova das arquibancadas podem ver toda a extensão da pista.
"Os pilotos estreantes encontram um pouco de dificuldade porque o circuito é plano e não existem pontos de referência para as freadas. Além disso, você não consegue ver o início da maioria das curvas, o que exige uma boa dose de experiência", declarou Tony Kanaan, da Mo Nunn.
"Apesar de ser muito ondulada, esta é uma pista larga, e você pode tentar diferentes traçados", afirmou Gil de Ferran, da Penske.
NA TV - GP de Cleveland, ao vivo, às 14h, na Record



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