São Paulo, terça-feira, 01 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Fair Play financeiro" é referendado

DA REPORTAGEM LOCAL

O Comitê Executivo da Uefa deve aprovar no dia 15 de setembro o "Fair Play financeiro", que visa melhorar a "justiça" nas competições europeias e a estabilidade dos clubes, segundo a entidade que rege o futebol na Europa.
Dentre as medidas, estão a obrigação dos clubes cujas receitas são superiores a certo limite de manter as contas equilibradas, a divulgação dos salários e valores de contratações e a exigência de honrar sempre os compromissos.
Os clubes precisarão fornecer um indicador sobre a sustentabilidade de suas dívidas. O "Fair Play financeiro" foi recomendado pelo Conselho Estratégico para o Futebol Profissional (PFSC) na sexta-feira, quando a cúpula da Uefa, entidade presidida por Michel Platini, esteve reunida em Mônaco.
O Comitê de Competições de Clubes da Uefa e a Associação Europeia de Clubes apoiaram a ideia, referendada por representantes das principais ligas do continente e pelo braço europeu da FIFPro, sindicato de jogadores.
As medidas visam estimular a modernização de instalações esportivas e a formação de jovens, investimentos de longo prazo, e combateriam gastos especulativos, de curto prazo.
"O "Fair Play financeiro" é fundamental para promover a sustentabilidade a longo prazo do futebol europeu e está totalmente de acordo com os valores desportivos que temos na Europa", afirmou Platini.


Texto Anterior: Mercado desaquece nesta temporada
Próximo Texto: Palmeiras comemora fim de janela com Love
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.