São Paulo, terça, 1 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Holanda nomeia 1º treinador negro

das agências internacionais

O novo treinador da Holanda é o ex-jogador Rijkaard. A escolha, definida ontem, obedeceu mais a critérios raciais que técnicos.
Com ascendência surinamesa, Rijkaard ainda não teve experiência como treinador, só atuando como auxiliar técnico de Guus Hiddink na Copa da França, quando a Holanda foi à semifinal -acabou eliminada pelo Brasil.
Seu grande mérito foi manter a harmonia na seleção holandesa, abalada nesta década por supostos privilégios aos jogadores brancos.
"É meu primeiro trabalho como técnico, mas sempre tive um bom contato com a federação holandesa e sei mais ou menos o que acontece", disse Rijkaard.
Rijkaard conquistou, como jogador do Ajax, a Copa dos Campeões de 95, quando atuou com a base da seleção holandesa atual, composta por vários negros.
O meia Davids, um dos destaques na França, deflagrou a crise racial na equipe em 96, quando abandonou a seleção às vésperas da Eurocopa, indignado com as opções "racistas" de Hiddink.
Outros jogadores negros, como Seedorf, Kluivert e Bogarde, defendiam a presença de Davids na equipe e fizeram um "racha" na seleção, que acabou caindo nas quartas-de-final da Euro-96.
A convivência no time ficou bastante tumultuada na competição. O time perdeu nos pênaltis para a França, e a penalidade decisiva foi desperdiçada por Seedorf, jogador que foi consolado apenas pelos companheiros negros da equipe.
Fotos revelaram que os jogadores se dividiam na hora das refeições em mesas para jogadores brancos e para negros.
Diante do problema, o técnico Guus Hiddink aumentou sua comissão técnica, aproveitando o trabalho de três auxiliares: Koeman, Neeskens e Rijkaard.
Hiddink se reuniu com Davids e, depois de dois anos, o convocou novamente para a seleção. Além dele, deu chance a outros negros, como Hasselbaink e Hooijdonk.
Com a ajuda de Rijkaard, Hiddink abafou o racismo dentro da seleção, que acabou fazendo um bom papel no Mundial deste ano.
Rijkaard manterá o ex-jogador Neeskens em sua comissão técnica, como auxiliar. Neeskens atuou na Copa de 74, época do "carrossel holandês".
"Eu sou muito jovem, mas tenho muita experiência como jogador e fui um assistente na Copa do Mundo. Neeskens é mais velho e tem experiência", disse Rijkaard.
O novo técnico da Holanda tem apenas 35 anos e desbancou o favorito Win Jansen, técnico do Celtic que também fez parte do "carrossel" nos anos 70.
O chefe executivo da Federação Holandesa de Futebol, Arie van Eyden, tomou como exemplo o técnico da Inglaterra ao responder sobre a pouca idade de Rijkaard para técnico da seleção. "Qual é a idade de Glenn Hoddle?"
Hoddle está com 40 anos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.