São Paulo, Quarta-feira, 01 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
O outro brasileiro, Fernando Meligeni, também venceu na primeira rodada do Aberto norte-americano
Kuerten joga bem e avança nos EUA

France Presse
O tenista Gustavo Kuerten se prepara para rebater bola em seu jogo de estréia no Aberto dos EUA, contra o tcheco Bohdan Ulihrach


ROBERTO DIAS
enviado especial a Nova York

Jogando bem, o brasileiro Gustavo Kuerten, sexto do ranking mundial, avançou ontem à segunda rodada do Aberto dos EUA, último Grand Slam do ano.
Numa tarde ensolarada em Nova York -Kuerten usou até um creme para proteger o rosto-, ele bateu o tcheco Bohdan Ulihrach (70º colocado) por 6/4, 6/4 e 6/3, em uma hora e 40 minutos, e garantiu 33 pontos no ranking.
O próximo adversário de Kuerten será o holandês Paul Haarhuis, 122º da classificação, que ontem marcou 3 sets a 0 no alemão Hendrik Dreekman (99º).
Com o resultado, o brasileiro já iguala a campanha que fez no ano passado, quando também venceu o primeiro jogo no US Open.
Se vencer mais uma partida, repetirá sua melhor participação no torneio, há dois anos, quando chegou à terceira rodada.
Neste ano, Kuerten tenta se recuperar das apagadas apresentações que fez na competição, uma das causas de sua pouca fama junto aos norte-americanos (situação muito diferente da que ocorre com o brasileiro na Europa, onde costuma ser bastante assediado).
""Ainda é uma dúvida para mim, nunca passei da terceira rodada aqui, então não sei até onde posso ir. Mas estou tentando me motivar mais neste ano em relação ao que fiz em 98", disse Kuerten, em meio a várias perguntas sobre como ocorreu a contusão de Sampras (""Estou tendo de falar mais dele do que de mim", afirmou).
O tenista tirou a semana anterior ao torneio, que é disputado em quadras rápidas (que não são sua especialidade), para se preparar. "Tentei dar uma exclusividade para esse torneio e agora vou tentar dar tudo aqui. Tomara que eu consiga fazer pela primeira vez um grande US Open", disse.
Uma de suas esperanças é repetir o que fez em Wimbledon, onde chegou às quartas-de-final jogando na grama, também fora de sua especialidade.
No jogo com Ulihrach, que ocorreu na quadra Louis Armstrong, a segunda principal de Flushing Meadows (com capacidade para 10 mil pessoas), a grande arma de Kuerten foi o saque -obteve 17 aces. Sem perder nenhuma vez seu serviço, Kuerten conseguiu quebrar por quatro vezes o saque do adversário.
No primeiro set, o brasileiro conseguiu a vantagem no quinto game e apenas a manteve para fazer 1 a 0 na partida.
A série seguinte foi semelhante. Com uma quebra também no quinto game e aproveitando bem seu saque (em dois dos games disputados, conseguiu aplicar três aces seguidos), Kuerten fez 6/4.
O terceiro set foi o menos complicado de todos. Kuerten fez 1 a 0 logo de cara, no saque de Ulihrach. Mais tarde, conseguiu ainda uma outra quebra, no nono game, justamente quando fechou o set e selou sua vitória. "Foi uma estréia excelente. Gostei muito de hoje", afirmou o brasileiro.

Meligeni
Quem também estreou com vitória foi o outro brasileiro na chave de simples, Fernando Meligeni, 27º do mundo. Ele derrotou o norte-americano Kevin Kim, 240º do ranking, por 6/3, 7/5 e 6/1.
"Hoje (ontem) eu vi que estou jogando bem", disse Meligeni, que atuou com uma proteção na coxa esquerda por causa de uma contusão da semana passada.
Meligeni enfrentará o tcheco Slava Dosedel (95º do ranking), que eliminou na primeira rodada o norte-americano Jim Courier (36º da classificação).
Não houve ainda anúncio oficial, mas Kuerten e Meligeni deverão voltar a jogar amanhã.


Texto Anterior: Vôlei: Bernardinho desiste de solicitar folgas
Próximo Texto: Brasileiro "tira" por contusão número um do mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.