São Paulo, domingo, 01 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDY
Diferentemente de 1999, quando GP podia definir a temporada, agora 6 pilotos têm chances de terminar na liderança
Título tem disputa acirrada em Houston

DA REPORTAGEM LOCAL

Restando mais duas provas para o término do campeonato, o GP de Houston será disputado hoje, às 17h, com uma situação embolada na temporada da Indy, que é liderada pelo brasileiro Gil de Ferran, da Penske.
Diferentemente do ano passado, quando Juan Pablo Montoya tentava abrir 44 pontos sobre o então vice-líder, Dario Franchitti, e ser campeão com duas provas de antecipação, a classificação após 17 etapas em 2000 permite que até o atual sexto colocado, Kenny Brack, chegue a primeiro com o resultado do GP de hoje.
O líder Ferran, que somou 137 pontos nas 17 corridas disputadas, tem no compatriota Roberto Moreno, da Patrick, seu adversário mais próximo.
Com apenas uma vitória na temporada, Moreno soma 129 pontos e conseguiu garantir o segundo lugar na tabela ao terminar em terceiro na última corrida, no circuito oval de Madison.
Porém a maior preocupação de Ferran no GP de Houston deve ser o canadense Paul Tracy, da Green, atual quarto colocado.
Tracy, que ganhou a corrida no ano passado, é o maior vencedor da temporada em circuitos de rua, como o de Houston. Ele foi o primeiro em Long Beach, Elkhart Lake e Vancouver. Já Ferran venceu duas provas, uma em oval e outra em pista de rua.
O colombiano Montoya (Ganassi), que defende o título, ainda está na disputa pelo bicampeonato, mas não tem como assumir a liderança na 18ª etapa.
Na temporada passada, o GP de Houston não deixou boas recordações ao piloto, que bateu e desperdiçou a chance de se sagrar campeão por antecipação.
Depois de largar na pole e liderar por 12 voltas, Montoya não observou a bandeira amarela e colidiu com o carro do brasileiro Hélio Castro Neves, companheiro de Ferran na Penske.
Mesmo com o acidente, o resultado da corrida acabou ajudando o colombiano a ser campeão.
Já companheiro de Franchitti na Green, Tracy não se preocupou com a disputa entre o escocês e Montoya pelo título.
Ao vencer a corrida, o canadense deixou seu parceiro de equipe em segundo, o que foi decisivo para a definição do campeão da temporada passada.
Franchitti ainda conseguiu se recuperar e deixou a decisão para a última etapa, em que chegou com uma vantagem de nove pontos, obtidos ao vencer, ser pole e liderar o maior número de voltas na prova anterior, na Austrália.
No entanto, o escocês terminou o último GP apenas na décima colocação e deixou Montoya alcançá-lo. Com isso, o título teve de ser definido no desempate.
O colombiano foi o vencedor de sete corridas no ano passado, quatro a mais do que Franchitti. O título dele igualou o feito do britânico Nigel Mansel, que também havia sido campeão na primeira temporada na Indy, em 1993.
Este ano, apesar de fazer um campeonato irregular por causa de problemas em seu carro, Montoya conquistou três vitórias e está em oitavo, com 92 pontos.
Mesmo admitindo que sua situação neste ano ficou complicada, o colombiano ainda está otimista. "Podemos tornar isso (o campeonato) um pouco mais interessante", afirmou.
Após o GP de Houston, a Indy seguirá para a Austrália, onde será disputado a etapa de Surfer's Paradise, no dia 15 deste mês. A última prova, as 500 Milhas de Fontana, na Califórnia (EUA), está marcada para o dia 29.
NA TV - Canal 363 da Directv, ao vivo, às 17h



Texto Anterior: Panorâmica - Futebol: Arsenal recebe Manchester pelo Inglês
Próximo Texto: Brasileiro espera resultado de teste na Ganassi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.