São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

XADREZ
Desafiante precisa de um empate para ser campeão
Kasparov empata e pode perder título para "discipulo"

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O russo Garry Kasparov empatou ontem a 14ª partida do match contra seu compatriota Vladimir Kramnik. O desafio está sendo disputado em Londres (Inglaterra). Com o empate, Kramnik chegou ao oitavo ponto e está perto de desbancar seu antigo mestre. Kasparov está com seis pontos.
Agora, para manter o título, o campeão terá que vencer as duas partidas que ainda restam para o fim do desafio. Com isso, empataria o match em 8 a 8 o que lhe seria suficiente -por ser o campeão, ele tem a vantagem do empate.
Apesar de seu título não ser mais conhecido pela Fide (Federação Internacional de Xadrez), Kasparov gosta de promover desafios. Ele alega que seu título foi retirado em uma manobra política e não no tabuleiro.
Após vencer o indiano Viswanathan Anand no último desafio, Kasparov iria enfrentar nesta final o russo naturalizado espanhol Alexei Shirov que tinha vencido uma série contra Kramnik.
Porém, por considerar Shirov "pouco comercial", Kasparov optou por jogar contra Kramnik, para protestos dos espanhóis.
O desafiante é um velho conhecido da Kasparov, já que no começo de sua carreira foi treinado pelo mestre, que o considerava seu melhor aluno e um futuro campeão mundial.
As previsões de Kasparov estão se confirmando. Neste match, o russo vem jogando muito bem não dando chances para que seu ex-mestre consiga vencê-lo.
Kramnik é um especialista em defesa e possui um jogo muito sólido e de pouco risco no ataque. Se derrotar Kasparov será a primeira derrota do atual campeão desde que conquistou o título contra Anatoli Karpov, em 1985.
O atual campeão da Fide é o também russo Alexander Khalifman, que conquistou seu título no ano passado.


Texto Anterior: Ócio de Sampras ajuda na disputa pelo ranking
Próximo Texto: Panorâmica: São Paulo terá torneio em parque público
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.