São Paulo, sexta-feira, 01 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Com Parreira, equipe não consegue empolgar, mas raramente perde

Pragmático, Corinthians é o time menos batido no ano

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Vencer o Corinthians nesta temporada é uma grande dureza.
Foram 55 jogos oficiais no ano e apenas dez derrotas. Ninguém perdeu tão pouco. E olha que o time do Parque São Jorge é um dos que mais entraram em campo na atual temporada, pois chegou (e venceu) às decisões da Copa do Brasil e do Rio-São Paulo.
A conta é simples: a cada 11 partidas oficiais, o Corinthians do técnico Carlos Alberto Parreira perde só duas. No ano, foi batido em apenas 18,1% de suas partidas.
Com o técnico do tetra, o Corinthians assume uma outra cara, bem diferente daquela que marcou o clube -o time, que já viveu fase do "Faz Me Rir" nos anos 60, é lembrado pelos 23 anos na fila e pelas vitórias emocionantes.
No Brasileiro deste ano, o time já conseguiu 11 vitórias. Nove foram por apenas um gol de diferença, como o 1 a 0 de anteontem sobre o Flamengo -pouca empolgação, mas muitos pontos.
O time corintiano é o líder por pontos perdidos no Nacional. Com 38 pontos, está a uma vitória da virtual classificação. Pode ser o primeiro a vencer a Copa do Brasil e o Brasileiro, os dois principais títulos do país, no mesmo ano.
O São Paulo, líder do Brasileiro, perdeu 28,5% dos jogos oficiais que disputou nesta temporada. A equipe do Morumbi já enfrentou seis vezes o Corinthians de Parreira neste ano -mesmo com seu poderio, venceu só uma vez.
O São Caetano, tido por muitos como a equipe mais regular do país na atualidade -pode chegar à terceira final seguida de Nacional-, perdeu 34,5% dos jogos oficiais que fez neste ano.
Já o Santos, um dos times mais atraentes e imprevisíveis, perdeu 26,8% de suas partidas oficiais.
Comparando o desempenho corintiano atual com as duas últimas performances do time no principal torneio do país, fica claro como é difícil bater a equipe de Parreira. No Brasileiro-2001, o Corinthians caiu 11 vezes. No Nacional retrasado, sofreu 16 derrotas. Agora, foram só quatro tropeços (todos perderam mais vezes).
Sete equipes que estão na primeira divisão neste ano perderam dez ou mais vezes só no Brasileiro. Das dez derrotas corintianas, duas tiveram ainda sabor de vitória -tropeços magros contra Paraná e São Paulo resultaram em classificação na Copa do Brasil.
Segundo o Datafolha, quem dá bola agora é mesmo o Corinthians de Parreira -é o time que mais passa (422 vezes por partida) e o que passa melhor no Brasileiro (acerta 88,9% dos passes).
Na Copa de 1994, a seleção brasileira conseguiu o título com um futebol eficiente como o do Corinthians. O time, na ocasião, não deu goleadas e chegou à final com vitórias nos mata-matas por um gol de diferença. Ficou com o título nos pênaltis, mas quase não correu riscos. Isso é Parreira.



Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Anderson posa como o segredo para o sucesso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.