São Paulo, sábado, 01 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mundial de Clubes-2003 sofre revés

DO ENVIADO À CORÉIA DO SUL

O Mundial de Clubes da Fifa sofreu duro golpe ontem na Coréia do Sul. A segunda edição do torneio, que ocorreria em julho deste ano na Espanha e acabou adiada para 2003, pode ser postergada mais uma vez. Ou pior, pode nem vir a ser mais realizada.
Após a reunião do Comitê Executivo, a Fifa anunciou que é "impossível" realizar o torneio no ano seguinte ao da Copa-2002. ""Desejávamos fazer o segundo Mundial de Clubes em 2003, mas o calendário está cheio", disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter.
""Naquele ano teremos o Mundial sub-17, na Finlândia, o sub-20, nos Emirados Árabes Unidos, e o Mundial feminino, na China. A única chance é não realizarmos a Copa das Confederações e substituí-la pelo Mundial de Clubes."
Porém a hipótese de preterir o torneio entre seleções para realizar o campeonato com times não é muito promissora. ""Vamos conversar com os patrocinadores e analisar a situação", disse o dirigente. ""Se eles concordarem com o adiamento da Copa das Confederações, tudo bem, mas não sei se vão concordar."
Além da falta de tempo, um dos problemas para o Mundial de Clubes estaria sendo a dificuldade de arrumar patrocinadores e vender os direitos de transmissão, principalmente após a falência da agência suíça de marketing ISL, parceira histórica da Fifa.
Sem parceiros de peso, a edição que seria feita neste ano, com 12 times -incluindo o Palmeiras-, acabou sendo adiada.
Caso consiga adiar a Copa das Confederações, a Fifa acha que seus parceiros no evento podem se interessar pelo Mundial de Clubes, que só assim seria realizado em 2003. ""Temos que ver qual dos dois é mais viável comercialmente", explicou o secretário-geral Michel Zen-Ruffinen.
O Comitê Executivo da entidade propôs a criação de uma comissão para viabilizar e tratar da organização do torneio -ele teria pelo menos a segunda edição realizada até 2006, mas não em 2003.
Caso seja feita a segunda edição, o Corinthians, campeão do primeiro Mundial de Clubes, não tem vaga garantida -terá que conquistá-la-, já que agora nem o campeão do mundo está assegurado na Copa seguinte. (JCA)

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.