São Paulo, sábado, 01 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil bate Argentina e fica perto de Pequim

Seleção masculina de vôlei está a uma vitória dos Jogos

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma vitória nos dois jogos restantes da Copa do Mundo, no Japão, classifica a seleção masculina de vôlei para a Olimpíada de Pequim-2008.
O time do técnico Bernardinho enfrentaria a Rússia, na madrugada de hoje. Amanhã, às 8h30 (de Brasília), a equipe nacional encerra a participação diante dos japoneses.
Os três primeiros colocados da Copa irão aos Jogos Olímpicos, na capital chinesa.
A seleção venceu ontem a Argentina por 3 sets a 0 (25/20, 25/22 e 25/16) e chegou a oito triunfos em nove jogos -só caiu diante dos EUA na estréia.
Com o resultado, o Brasil assumiu a liderança da Copa pelo menos até a rodada desta madrugada. A Rússia, que estava invicta, perdeu da Bulgária (3 a 2) e, no desempate, passou para o segundo posto do torneio.
Até ontem, os brasileiros tinham 1,286 de saldo (divisão dos pontos marcados pelos sofridos), contra 1,283 dos russos.
Diante dos argentinos, os destaques foram os meios-de-rede: Rodrigão marcou 11 pontos, e Gustavo, 10. O maior pontuador do Brasil foi o oposto André Nascimento, com 14.
"Não é sempre que aparecemos [os centrais] tanto no ataque assim. Sempre que o time precisar, estaremos prontos para ajudar", falou Rodrigão.
"Cometemos alguns erros por desatenção, mas, nos momentos decisivos dos sets, o aspecto coletivo e a união foram fundamentais. Fomos para cima da Argentina e conseguimos a vitória", disse ele.
Para o capitão Giba, a seleção jogou bem, porém ele fez uma ressalva. "Apesar de a nossa equipe ter uma boa recepção, hoje [ontem] não teve o mesmo desempenho nesse fundamento. A Argentina tem um bom saque e uma defesa consistente, mas o nosso time estava concentrado", afirmou o atacante.
O levantador Marcelinho terminou como o melhor jogador da partida de ontem.
"Por causa da recepção, a bola estava sempre perto da rede. Os dois centrais argentinos são jovens e têm potencial, mas o Marcelo soube distribuir bem as jogadas", disse o central Gustavo, que teve 83,33% de aproveitamento no ataque.
O jogador disse que a luxação no dedo mínimo da mão esquerda, sofrida na partida contra a Tunísia, não atrapalhou seu desempenho ontem.
"No início, tive um pouco de medo. Mas, depois da primeira bolada, pensei: "Essa é a dor?". A partir daí, a dor passou, e esqueci que estava com uma proteção no dedo", disse Gustavo.
Brasil, Rússia, EUA e Bulgária -os dois últimos com sete vitórias e duas derrotas- são os quatro times que ainda tentam as três vagas olímpicas em disputa na Copa do Japão.
Após o torneio, restarão às equipes apenas a chance de ir a Pequim-08 via os pré-olímpicos continentais. Na Europa, Itália, França, Polônia, Holanda e República Tcheca terão de disputar a repescagem para ir à Olimpíada do próximo ano.


Saiba se o Brasil conseguiu a vaga olímpica


Texto Anterior: As equipes
Próximo Texto: Praia: Campeãs brasileiras serão definidas hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.