São Paulo, terça-feira, 02 de abril de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Nova virada de mesa
A CBF publica na próxima segunda-feira um documento que causará mais confusão no futebol brasileiro. A Assembléia Geral, composta pelos presidentes de federações, se reunirá em Teresópolis e vai editar uma resolução de diretoria (RDI) que obrigará a CBF a organizar o Nacional deste ano.

Tudo como antes
A RDI rasgará de vez o calendário quadrienal e trará como novidade o inchaço dos velhos Estaduais e a diminuição dos interestaduais. Não está descartada a possibilidade de a entidade cassar os registros provisórios concedidos às ligas regionais.

Em busca do alvará
Enquanto isso, os organizadores da Liga Nacional de Clubes protocolaram ontem na sede da CBF, no Rio, o registro da associação fundada na semana passada. Querem reconhecimento oficial da confederação, missão quase impossível.

Lavou as mãos
O presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, disse que não fará nenhum esforço para que Eurico Miranda volte atrás em sua decisão de não integrar a Liga. "Este é um ato de vontade de cada clube. Se ele não quiser aderir, não posso fazer nada."

Nova identidade
A diretoria do Americano, time finalista da Taça Guanabara e envolvido em mais uma confusão no Rio, diz que não quer mais que a equipe de Campos seja relacionada ao presidente da Federação do Rio, Eduardo Viana. Dizem que Caixa D'água, o mais famoso torcedor do Americano, mais atrapalhou do que ajudou o time fluminense.

Jeitinho
O gremista Luizão escondeu de Scolari uma contusão para não ser cortado da seleção, na semana passada. Com dor no joelho direito, o atacante não ficou nem no banco contra o Coritiba, pela Copa Sul-Minas.

Guerra de audiência 1
O clássico entre Corinthians x São Paulo rendeu média de 30 pontos no Ibope para a Globo. Com o resultado, a emissora carioca venceu com folgas o Domingo Legal, do SBT, que cravou 16 pontos.

Guerra de audiência 2
A Globo também ganhou a disputa da audiência com o SBT enquanto transmitia o GP Brasil de F-1. A emissora teve média de 23 pontos, contra 12 do canal de Sílvio Santos.

Fim da parceria
O Cruzeiro anunciou que a parceria com o HMTF está encerrada. Zezé Perrella e executivos do fundo decidiram pôr fim ao acordo firmado em 2000. Segundo o cruzeirense, a rescisão, que será assinada nos próximos dias, foi amigável.

Acerto de contas
O clube mineiro receberá como última parcela US$ 1,2 milhão, referente ao mês de março. O HMTF, por seu lado, terá direito a metade do dinheiro obtido com as vendas de Sorín, Oséas, Viveros e Luisão.

Novo horizonte
Os mineiros negociam nova parceria para construir um estádio. Já há conversações avançadas com um banco português.

Candidatura bombada
A chapa de oposição nas eleições do São Paulo lançou material de campanha que imita uma embalagem de um complexo vitamínico, com os dizeres MPG (Marcelo Portugal Gouvêa, candidato a presidente), Energia para o SPFC. Dentro, pílulas de chocolate, derretidas pelo forte calor dos últimos dias.

Bate-boca
O presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo, Edison Luís Passafaro, rebateu acusações de entidades de deficientes físicos que reclamaram da área reservada aos portadores de deficiência em Interlagos.

Penetra
Passafaro disse que a área foi escolhida pela organização do GP Brasil, que alegou motivos operacionais para a mudança do local em relação a 2001. Também deficiente, ele acusou os dirigentes do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente de entrarem de "penetras" anteontem.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Da tenista russa Anna Kournikova, sobre as irmãs Williams:
- Não sou a Serena nem a Venus. Sou feminina. Não gostaria de parecer tão máscula.

CONTRA-ATAQUE

Espaguetinho

Desde que chegou à F-1, no início do ano, Felipe Massa vem despertando a curiosidade dos jornalistas estrangeiros. Não só por suas vitórias em outras categorias. Os motivos são variados.
Na Austrália, por exemplo, a grande dúvida dos enviados a Melbourne era saber a grafia correta de "Botucatu", cidade do interior de São Paulo onde o piloto passou sua infância. Alguns perguntavam ainda a pronúncia correta de "Felipe":
- É como Philip?
Um dos jornais mais bem informados sobre F-1 -e sobre a Ferrari-, o "Il Resto del Carlino", de Bolonha, procurou saber a origem do apelido "Massinha", que acompanha o piloto há algum tempo e que Galvão Bueno tentou emplacar nas primeiras corridas da temporada.
Após algumas conversas no paddock de Interlagos, Leo Turrini, repórter e colunista do jornal, esclareceu a dúvida em uma reportagem publicada por seu jornal no último sábado. Em um esforço de didatismo, escreveu:
- Massinha é um diminutivo da Massa. Em português, é algo que soa como "espaguetinho".


Próximo Texto: Scolari já admite que conduta tira Romário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.