UOL


São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Empate vale classificação na Libertadores e evita nova série de derrotas

Corinthians joga para obter classificação e evitar crise

RICARDO PERRONE
DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians precisa pelo menos de um empate hoje, contra o Fénix, às 21h40, no Pacaembu, para assegurar sua vaga nas oitavas-de-final da Taça Libertadores, com uma rodada de antecedência, e evitar uma crise.
Se perder, o clube sofrerá a sua terceira derrota seguida neste ano, série que ocorreu pela última vez em outubro de 2001, quando Wanderley Luxemburgo ainda era o treinador corintiano. Além disso, o time de Geninho terá missão de buscar a vaga na última rodada, contra o The Strongest (BOL), sob os temidos efeitos da altitude de La Paz, que fica 3.600 m acima do nível do mar.
O treinador teme uma atitude diferente da torcida em caso de uma derrota para os uruguaios em relação ao fracasso anterior, por 3 a 0, diante do Atlético-MG, domingo, no Pacaembu.
"Se perdemos, os torcedores não vão reagir com a mesma calma que reagiram contra o Atlético-MG. Eles vão pressionar", afirmou o técnico.
Ontem, sem fazer cobranças em público, integrantes da Gaviões da Fiel, principal torcida organizada corintiana, acompanharam o treino no Parque São Jorge e estenderam uma faixa, o que é mais frequente nas vésperas de finais.
"A torcida ainda não reclamou de nada nem vai reclamar. Um time com a qualidade do Corinthians não vai perder três partidas seguidas", afirmou o atacante Gil, que se recuperou de contusão e voltará à equipe hoje.
Na última vez em que o time perdeu três consecutivas, a terceira derrota foi com os reservas, por 4 a 2, diante do Cruzeiro, pela Mercosul. Antes, o Corinthians havia perdido também para o time mineiro, por 1 a 0, e para o Flamengo, por 2 a 1, em jogos pelo Brasileiro. Naquela oportunidade, a série chegou a cinco fracassos, com derrotas para o Grêmio e para a Universidad Católica.
Agora, os resultados negativos começaram após a conquista do Paulista, com a derrota para o Cruz Azul por 3 a 0, em que Geninho começou a receber uma série de más notícias.
Primeiro, o treinador perdeu Kléber, Fabinho e Liedson, além de Gil, todos contundidos, para a estréia no Nacional.
Anteontem, ele soube que Vampeta irá operar o joelho esquerdo e não deverá jogar mais em 2003.
Gil, Kléber, Fabinho e Liedson voltarão hoje. "Espero que a última notícia ruim tenha sido sobre o Vampeta. É muito ruim conviver com derrotas, pior ainda com contusões", afirmou Geninho.
Ele acredita que, se vencer hoje, seu time irá terminar em primeiro do Grupo 8, posição que ocupa hoje com nove pontos, mesmo se perder na última rodada. Fénix e Cruz Azul, que somam seis pontos, ainda têm chances.


NA TV - Globo (apenas para SP), ao vivo, às 21h40


Texto Anterior: Na Superliga, Unisul assegura vaga na decisão
Próximo Texto: Botafoguense é preferido para a vaga de volante
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.