São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hepatite afasta cinco jogadores do Inter

FELIPE BÄCHTOLD
DA AGÊNCIA FOLHA

O surgimento de casos de hepatite do tipo A entre jogadores levou o Internacional a afastar cinco atletas da equipe.
A doença já foi confirmada no volante Maycon, que está internado em um hospital de Porto Alegre, e no lateral Ramon. Um fotógrafo que trabalha para o clube também foi diagnosticado com hepatite A.
Outros três atletas têm suspeita da doença: o volante Edinho e os goleiros Renan -que já chegou a ser convocado à seleção olímpica- e Muriel.
O prazo para a recuperação dos jogadores que contraíram a hepatite A é de no mínimo duas semanas, de acordo com o clube. Segundo o Inter, os atletas afastados passam bem e estão em repouso. Jogadores e funcionários foram vacinados contra a doença nos últimos dias.
A Vigilância Sanitária de Porto Alegre inspecionou anteontem o estádio Beira-Rio e diz não ter encontrado problemas. A hepatite A costuma se disseminar em ambientes sem higiene ou saneamento básico.
Segundo o órgão, não há um aumento de casos da doença na cidade. Técnicos da Vigilância Sanitária devem entrevistar atletas do time para identificar a origem dos casos. Há a possibilidade de a doença ter sido contraída em viagens do time.
A equipe gaúcha joga a Copa do Brasil, na qual pegou clubes de Santa Catarina e da Paraíba, e o Campeonato Gaúcho.
A hepatite A é o tipo menos nocivo da doença. O vírus é transmitido por via oral ou através de água e alimentos contaminados. A moléstia, uma inflamação no fígado, provoca icterícia (pele amarelada).
Apenas 1% dos casos evolui para um tipo agudo de hepatite. Em 2006, foram registrados 19 mil casos da doença no Brasil, com 72 mortes, segundo o Ministério da Saúde.
O Internacional volta a campo no sábado contra a Ulbra, pelo Gaúcho, em Porto Alegre.


Texto Anterior: A rodada: Lusa e Juventus lutam por classificação
Próximo Texto: Mosley nega atos nazistas e diz que continua na FIA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.