São Paulo, sábado, 02 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sharapova já não é só Sharapova

TÊNIS
Ex-número um volta a uma grande final após 3 anos, em Miami


DE SÃO PAULO

A russa Maria Sharapova enfrenta hoje, às 13h, a bielorrussa Victoria Azarenka na final do Torneio de Miami em busca do brilho antigo.
Ela explodiu para o mundo do tênis ao vencer Wimbledon-2004, aos 17 anos.
Sharapova conquistou outros dois Grand Slams e chegou ao topo do ranking, mas sua trajetória vitoriosa sofreu um abalo com uma contusão sofrida no ombro em 2008.
A tenista voltou às quadras na temporada seguinte.
Sem conseguir os mesmos resultados do início da carreira, com alguns títulos menores, a russa só permaneceu com destaque na mídia por ser Maria Sharapova.
Agora, em Miami, no torneio considerado "o quinto Grand Slam", ela assegurou sua volta à elite do circuito.
Ao alcançar a semifinal, garantiu seu retorno ao top 10, grupo do qual saiu em fevereiro de 2009, após 239 semanas consecutivas.
"Estou muito feliz em estar de volta à decisão aqui", afirmou a vice-campeã do torneio em 2005. "Significa muito para mim, já que é o maior torneio após os Grand Slams", falou Sharapova.
Neste Torneio de Miami, ela também conseguiu sua primeira vitória sobre uma top 5 em mais de três anos, ao eliminar a australiana Samantha Stosur nas oitavas.
Seu último triunfo desse porte havia sido contra a belga Justine Henin no Aberto da Austrália de 2008 -desde então, ela havia sido batida por seis tenistas entre as cinco primeiras do ranking.
Símbolo do tênis de força, a russa aponta a melhora na devolução como um dos motivos de seu sucesso recente.
"Venho fazendo boas devoluções durante todo o torneio, e isso é algo que vai ser bem importante na final."
Na oitava colocação no ranking, Azarenka, 21, busca o sexto título na carreira -Sharapova tem 22.
"Sei como ela joga e ela sabe como eu jogo, então vai ser uma verdadeira batalha", afirmou a campeã em Miami em 2009. "Não posso permitir que dite os pontos, que é como ela gosta de jogar."
Se conseguir a terceira vitória no quinto confronto com Sharapova, Azarenka aparecerá em sexto lugar no ranking de segunda-feira -derrota a deixa em sétimo.
Sharapova será a nona, independentemente do resultado de hoje. "Sinto que estou entrando em forma."


Texto Anterior: Bósnia: Fifa e Uefa banem do futebol clubes e a seleção do país
Próximo Texto: Aos 23 anos, russa é veterana no circuito
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.