São Paulo, sexta, 2 de abril de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Usando critérios dúbios, IFFHS põe, pela primeira vez, um time brasileiro na liderança do ranking de clubes
Palmeiras é alçado a "melhor do mundo'


RODRIGO BUENO
da Reportagem Local

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) colocou o Palmeiras como melhor time do mundo, em seu último ranking de clubes, divulgado ontem. Pela primeira vez, a entidade deixa um time brasileiro na ponta do ranking.
A entidade, com sede em Wiesbaden, na Alemanha, divulga desde o início da década um ranking próprio de clubes, com critérios bastante discutíveis.
O Palmeiras está empatado em pontos na primeira colocação com o Bayern de Munique, da Alemanha. Os times têm 322 pontos.
A IFFHS dá pontos aos times por jogos em torneios nacionais e internacionais. Mas o Campeonato Italiano, por exemplo, tem peso maior (cinco), o que tem justificado a presença constante de times da Itália na ponta do ranking.
Os campeonatos nacionais de Argentina, Brasil, Inglaterra, França, Alemanha e Espanha têm peso quatro. Os torneios nacionais de Holanda, Portugal, México, Chile, Escócia e Bélgica, peso três.
Até por esse sistema, poucos clubes brasileiros tiveram posição de destaque no ranking. Quando tinham motivos para tanto, não ocuparam a liderança.
No final de 1993, quando o São Paulo conquistou o bicampeonato mundial, havia ganho a Supercopa e também era bicampeão da Libertadores da América, o time do Morumbi ocupava apenas a quarta colocação no ranking. O São Paulo estava atrás inclusive de Milan e Barcelona, equipes que vencera na decisão do Mundial interclubes.
O Grêmio chegou em 96, quando ainda era campeão da Libertadores, tinha perdido o Mundial interclubes para o Ajax e venceu a Copa do Brasil, a ocupar a terceira posição do ranking da IFFHS.
O Vasco terminou o ano de 98 com os títulos da Libertadores e do Estadual do Rio, e acabou na segunda posição no ranking da IFFHS, com 295,5 pontos.
O time carioca venceu o Rio-São Paulo recentemente e tem 100% de aproveitamento de pontos no Estadual do Rio deste ano, mas caiu agora para a sétima posição no ranking, com 273 pontos.
O Palmeiras venceu em 98 a Copa do Brasil e a Copa Mercosul. Terminou o ano como o quarto melhor time do mundo, segundo a IFFHS, com 284,5 pontos.
"Isso é ótimo para o Palmeiras. Esse ranking vai ser divulgado para o mundo inteiro", disse Sebastião Lapola, diretor de futebol do clube, que havia recebido fax da IFFHS e não havia percebido que o Palmeiras dividia a primeira posição do ranking com o Bayern.
²


Colaborou Fábio Victor, da Reportagem Local


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.