São Paulo, terça-feira, 02 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA
Ewald teria dopado 142 atletas
Alemanha vai julgar mentor de doping

das agências internacionais

A maior autoridade do esporte da antiga Alemanha Oriental começa a ser julgado hoje em Berlim hoje. Manfred Ewald, que dirigiu a Federação de Esportes e Ginástica daquele país de 1961 a 1988, é acusado de ser o mentor do doping entre os atletas daquele país, com a anuência do governo.
Segundo depoimentos de ex-dirigentes esportivos orientais, o uso de substâncias dopantes em atletas foi comum entre 1970 e 1990, ano da reunificação com a ex-Alemanha Ocidental. O objetivo era usar o esporte como veículo da propaganda comunista.
Aos 73 anos, Ewald é acusado de ser responsável pelo doping de 142 mulheres, a maioria praticantes de atletismo e natação.
A promotoria alemã alega que as 142 mulheres citadas no processo sofreram vários problemas por causa do uso de esteróides anabolizantes.
A intenção da promotoria é concluir o julgamento em um dia, divulgando o veredicto imediatamente, mesmo temendo que algumas vítimas não possam prestar seu testemunho.


Texto Anterior: Futebol nacional: Dia-a-dia dos clubes
Próximo Texto: Natação foi estopim de investigação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.