São Paulo, sábado, 2 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time, da cidade de 35 mil habitantes, lidera Campeonato Francês e disputa decisão da Copa da França hoje
Proezas alçam Lens à capital do futebol

RODRIGO AMARAL
de Paris

Em pleno ano de Copa do Mundo, uma cidade de 35 mil habitantes se habilita ao posto de capital do futebol francês graças às inesperadas proezas de seu time.
O Lens lidera o campeonato nacional (a uma rodada de seu final) e pode ganhar a Copa da França, cuja final, contra o Paris Saint-Germain de Raí, será disputada hoje. De quebra, Lens vai abrigar seis jogos na Copa.
Curiosamente, nenhum dos jogadores do time jamais foi convocado para a seleção francesa, e o único que tem chances reais de disputar a Copa é Anton Drobnjak -pela sua Iugoslávia natal.
"Essa é a gloriosa incerteza do esporte", disse o diretor esportivo do Lens, Jean-Luc Lamarche, 50.
A equipe possui apenas o oitavo orçamento entre os times da primeira divisão francesa, na qual jamais venceu título nenhum.
A dotação do time no início da temporada era de 130 milhões de francos (cerca de US$ 21 milhões) -menos que o valor pago pelo Betis (Espanha) pelo meia-atacante Denílson, do São Paulo.
Com o sucesso atual, o Lens tem jogado sempre com o estádio lotado, o que acarreta a curiosa situação de haver mais gente presente a seus jogos do que a população total da cidade.
O estádio Félix-Bollaert tem capacidade para 42 mil pessoas. A grande presença se explica pelo afluxo de torcedores de cidades vizinhas e até da Bélgica.
Longa espera
Caso consiga um dos dois títulos que disputa nas duas próximas semanas, a equipe do "sangue e ouro" (suas cores são o vermelho e o dourado) encerrará um jejum de 92 anos sem títulos.
O Racing Club de Lens (nome completo do time) foi fundado em 1906 e, até agora, sua história havia se resumido a idas e voltas da primeira para a segunda divisão.
A equipe decidiu apostar nas categorias inferiores e, segundo Lamarche, formou 15 dos 22 jogadores do elenco atual.
Os primeiros resultados começaram a aparecer nas duas últimas temporadas, quando conseguiu participar da Copa da Uefa (para a qual se classificam do terceiro ao sexto colocados no campeonato).
Esse também era o objetivo da temporada atual. Em enquete realizada pela revista "France Football", nenhum dos técnicos dos times que participam do torneio incluiu o Lens entre os favoritos.
Agora, o time tem vaga certa na Liga dos Campeões da Europa.
E, se for verdade que o júbilo só é pleno quando temperado pela desgraça alheia, a temporada do Lens pode ser perfeita. Seu maior rival, o Lille, está na segunda divisão e, há duas rodadas, perdeu a terceira colocação, que lhe asseguraria o retorno à divisão de elite.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.