São Paulo, domingo, 2 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÓRMULA 1
Hakkinen larga na pole em Imola, enquanto o rival Schumacher sai em terceiro; Barrichello fez o 6º tempo
McLaren deixa a Ferrari na segunda fila

FÁBIO SEIXAS
enviado especial a Imola

Em um treino que serviu para responder a três perguntas básicas, o finlandês Mika Hakkinen, da McLaren, conseguiu a pole position para o GP de San Marino, terceira etapa do Mundial de F-1, que acontece hoje, em Imola.
Ao lado, larga seu companheiro de equipe, o escocês David Coulthard. A dupla da Ferrari ocupa a segunda fila do grid: Michael Schumacher é o terceiro colocado e Eddie Irvine, o quarto.
A superioridade de McLaren e Ferrari em todas as sessões livres na pista italiana não deixava margem a esperanças de outros times.
Antes da sessão única de classificação, ontem, três questões resumiam o espírito do treino.
A primeira: qual dos dois McLaren largaria na pole? A segunda: qual Ferrari seria a terceira e qual seria a quarta? Finalmente: quem seria o quinto colocado, o primeiro do que hoje pode se chamar de "segunda divisão" da F-1?
Jacques Villeneuve, da BAR, respondeu à última pergunta, conquistando o quinto tempo, a melhor posição de largada na curta história da equipe. Em sexto, larga o brasileiro Rubens Barrichello. Pedro Paulo Diniz é o 13º.
O bom desempenho de Schumacher em alguns momentos do treino dava a impressão de que ele poderia superar um dos McLaren.
A 10 minutos do fim da sessão, ele entrou na pista e cravou 1min26s538, superando Hakkinen e ficando atrás de Coulthard.
A resposta do finlandês foi quase imediata. Dois minutos depois, marcou 1min26s362, tempo que lhe garantiu a 13ª pole de sua carreira, a terceira consecutiva.
"Foi um dos melhores treinos da minha vida. Nunca havia conseguido tempos fantásticos aqui, mas hoje (ontem) eu consegui", disse Hakkinen. "Na corrida, terei que ser agressivo se quiser manter essa primeira posição."
"Estou razoavelmente satisfeito, porque pouco a pouco estamos diminuindo a vantagem da McLaren. Estou me sentindo otimista para este GP e para o futuro", declarou Schumacher.
Em Interlagos, o alemão foi o quarto no grid, atrás de Barrichello, a mais de um segundo do pole. Ontem, ficou a apenas 0s176 do tempo de Hakkinen.
A maior parte das equipes optou por pneus moles para a prova de hoje, o que significa que cada carro fará duas paradas nos boxes.
Isso reduz a margem de manobra das equipes médias com estratégias de corrida.
Após o treino, aconteceu a primeira etapa da F-3000, categoria "escola" da F-1. O brasileiro Max Wilson largou na pole, mas abandonou em acidente na 21ª volta. O alemão Nick Heidfeld venceu.
² NA TV - GP de San Marino, Globo, ao vivo, às 9h


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.